Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Seguindo o planejamento de educação permanente dos profissionais da saúde pública municipal, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, de terça (25) a quinta (27), na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), o processo de atualização e capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Dentro das equipes de Atenção Primária, eles são considerados imprescindíveis para o sucesso das campanhas de vacinação. Ao todo, 100 agentes foram contemplados.

“Compreendemos que os Agentes Comunitários de Saúde são peças fundamentais, pois têm o primeiro contato, pisam no território e formam vínculo com os usuários, ou seja, as famílias. Então, eles precisam estar compreendendo todo o processo de calendário vacinal”, destacou a coordenadora da Atenção Básica, Emmanuela Kethully. Referência em vacinação, a enfermeira Simone Holanda ministrou a capacitação. Ela dividiu a pauta com a também enfermeira e coordenadora do PNI Limoeiro, Paula Karine.

Limoeiro tem a Atenção Básica dividida em três territórios, resultando na formação de três turmas. “O retorno dos profissionais foi muito positivo, o que nos deixa feliz. Muitos salientaram que só tiveram esse curso sobre Programa Nacional de Imunizações há seis anos, quando o atual prefeito (Orlando Jorge) atuava como secretário de Saúde. Então, muitos passaram por um período de vazio neste processo de educação permanente. Aqui, aproveitamos para reenergizar e estimular o estudo”, ressaltou a coordenadora Emmanuela.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Também de acordo com Emmanuela, a Secretaria de Saúde de Limoeiro também está com uma agenda para que o curso sobre o PNI seja ofertado aos enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Nos próximos dias estaremos lançando a agenda”, pontuou. Ela aproveitou o encerramento da formação dos ACS para reforçar e alertar sobre a importância de todos os públicos estarem com o plano vacinal completo, não ficando restrito apenas à imunização contra a Covid-19, o que acabou inviabilizando a vacinação contra outras doenças que não podem ser esquecidas.

Para Paula Karine, a formação representa o tamanho da responsabilidade que o ACS tem no território de atuação. “Levamos aos Agentes Comunitários de Saúde o compromisso e a responsabilidade que cada um deve ter ao visitar cada domicilio de suas microáreas, ou seja, responsabilidade na captação dos nossos pequenos, gestantes, adultos e idosos, os quais têm todo o direito de estarem com seus cartões de vacina em dia”, destacou. A coordenadora do PNI também sublinhou o papel deles nas metas alcançadas pelo município.

Durante a formação, Paula apresentou dados. Ela mostrou que, no momento, Limoeiro tem 70% das crianças menores de dois anos com os cartões atualizados. Para a enfermeira, o percentual é reflexo da pandemia do Coronavírus, onde muitos pais e responsáveis não procuraram o serviço de saúde por variados motivos, tais como medo do contato, falta de captação e receios e resistências de levarem as crianças às Unidades Básicas de Saúde. Por fim, ela lembrou que a vacinação é um direito estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).