A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, trouxe para o município, na manhã do sábado (3), o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bruno Severo Gomes, conhecido como “Dr. Felicidade”. O educador ministrou palestra motivacional para os professores da Rede Municipal de Ensino sobre Sociabilização de Boas Práticas. Apresentações de experiências exitosas nas instituições educacionais no ano letivo de 2022 também integraram a programação. O evento fez parte do projeto Vale Formação, uma extensão da formação continuada dos docentes.

Na pauta do palestrante estiveram ações de melhoria e qualidade de vida no ambiente de trabalho. A preparação do sábado, promovida no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), encerrou o ciclo de um encontro por mês iniciado em agosto deste ano. De acordo com dados da pasta educacional, mais de 300 professores participaram do Vale Formação, que contou com técnicos da própria Secretaria e educadores convidados na lista de palestrantes.

“Contamos com técnicos, professores e doutores em educação para orientar, compartilhar e trazer informações de como melhorar na prática na sala de aula. Nos encontros anteriores, cada grupo participava especificamente de temas voltados para o seu público-alvo, mas nesse último tivemos as boas práticas desenvolvidas dentro da sala de aula compartilhadas pelos professores escolhidos pelas equipes”, detalhou a diretora executiva de Desenvolvimento do Ensino, Valquíria Pinto.

A capacitação contínua dos profissionais integra o plano de melhoria dos serviços prestados à população implantado pela gestão municipal. No campo educacional não tem sido diferente. Inclusive, o Vale Formação está garantido para o próximo ano, partindo da iniciativa coletiva. “Depende de nós. Então, se todos nós quisermos, a gente vai reproduzir para 2023 e no formato que vocês (professores) idealizarem de forma conjunta, como sempre fazem”, afirmou o prefeito Orlando Jorge.

O chefe do executivo, que sempre esteve acompanhando as etapas do projeto, reafirmou o compromisso de continuar investindo na melhoria da estrutura das escolas municipais, garantindo um espaço seguro, moderno e adequado para o processo de ensino-aprendizagem, assim como na capacitação dos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, desde o porteiro à direção da unidade. A qualidade da merenda escola também tem sido um diferencial da administração.

O secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo, fez uma avaliação positiva dos cinco encontros do projeto Vale Formação. “Esse é um projeto que a Secretaria trabalhou com muito carinho, objetivando, a cada mês, fazer um trabalho de suporte para a nossa equipe de profissionais, sempre buscando a interação e a troca de experiências, mas também trazendo elementos novos que pudessem contribuir para melhorar o trabalho da nossa equipe, que já é muito bom”, destacou Fernando.

Para ele, essa formação está garantindo com que os professores dentro das escolas estejam sendo abastecidos com novos elementos para que a educação pública municipal cumpra efetivamente o seu trabalho social. “Chegamos ao fim agradecendo a toda a equipe da Secretaria que organizou cada evento, cada detalhe e cada participação. Agradecendo também aos professores, gestores e equipes de coordenação que participaram efetivamente de cada etapa”, concluiu Melo.

Em sua palestra, o professor Bruno Severo Gomes destacou os desafios vivenciados durante a pandemia da Covid-19. “Nós, educadores, precisamos nos reinventar para continuar levando conhecimento aos estudantes. Somos sobreviventes em essência e devemos ser gratos por isso. Aqui, cada um carrega uma história e deve servir de inspiração para crianças, jovens e adultos”, declarou o “Dr. Felicidade”.