Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro segue auxiliando adolescentes e jovens no cadastro on-line para emissão do Título de Eleitor daqueles com 16 anos ou que vão completar essa idade até o dia do primeiro turno das Eleições 2022, agendado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para 4 de outubro. Neste sábado (23), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, aconteceu o Mutirão para Cadastro On-line na sede da pasta, na Avenida Santo Antônio, no Centro da cidade.

De acordo com a secretária da pasta, Flávia Melo, após as ações do Projeto Viva Comunidade, a gestão sentiu a necessidade de colaborar, tendo em vista o grande número de pessoas que buscaram esse auxílio. “O prefeito Orlando Jorge teve a ideia de fazer o mutirão e de incluir esse auxílio nas ações do Viva Comunidade”, explicou Flávia, ao reforçar que o atendimento é específico para o primeiro título e acontece em parceria com a Secretaria de Administração e Tecnologia.

Ela alertou ainda que os jovens maiores de idade e que nunca tiveram acesso ao documento eleitoral também são contemplados com o auxílio de cadastro ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Limoeiro. Esses procedimentos podem ser feitos pelo cidadão no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. “O link é disponibilizado pelo TRE, mas sabemos que muitos jovens não têm internet de qualidade ou mesmo o aparelho para fazer”, explicou Flávia.

De acordo com o calendário eleitoral, o prazo para emissão ou regularização do título segue até 4 de maio de 2022. Desde o dia 8 de abril, o TSE vem intensificando a campanha #até4demaio para alertar e estimular os eleitores a estarem aptos a votar na eleição deste ano, onde serão escolhidos os representantes para os cargos de presidente da República, senadores da República, deputados federais, deputados estaduais e governadores. O objetivo principal da campanha é estimular e lembrar a juventude sobre a importância de emitir o título de eleitor dentro do prazo estipulado, garantido ao cidadão o direito constitucional do voto.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Segundo Flávia Melo, os jovens cadastrados saíram com um número de protocolo para que possam acompanhar o andamento da emissão do título no site www.tre-pe.jus.br. Posteriormente, eles deverão entrar no site do TRE com o número de protocolo para ver se o título já está disponibilizado. Estando, tem duas opções: imprimir o documento direto do site ou baixar o aplicativo e-Titulo e deixar salvo no aparelho celular, que tem a mesma validade do impresso para o processo eleitoral.

O prefeito Orlando Jorge acompanhou o mutirão deste sábado e disse que a ação permite ao jovem a garantia da cidadania na plenitude. “Você passa a poder decidir o destino do país, do estado e do município. Você terá o instrumento legal, que é o título de eleitor, para votar em todos os cargos da eleição que teremos este ano. Com isso, estamos prestando um grande serviço de utilidade pública para aquele cidadão que ainda não tem o título de eleitor”, comentou o gestor municipal.

Ele também garantiu que o serviço estará disponível diariamente na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania até o dia 4 de maio: “Estamos dando ênfase nesta reta final. Vamos fazer todos os dias esse serviço de utilidade para população”. Orlando comemorou os bons resultados alcançados com o balcão de cadastramento. Na Vila Mendes, por ocasião do Viva Comunidade, 65 jovens foram atendidos. No Bairro João Ernesto, também no projeto, quase 30 foram cadastrados. Na ação de hoje, aproximadamente 70 foram contemplados.