A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, retomou uma parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) para incentivar a doação de sangue entre o público apto. Na manhã desta segunda-feira (18), no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), foi promovido o Curso Agente Multiplicador da Doação de Sangue, com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

“É muito importante estar retomando essa antiga parceria que tínhamos com o Hemope, realizando campanhas de captação de doadores de sangue, tendo em vista o baixo estoque que existe no Hemocentro do Recife. Hoje, estamos capacitando nossos Agentes Comunitários de Saúde, que são agentes multiplicadores dessas informações”, explicou a secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally.

De acordo com a secretária, nos dias 29 e 30 de abril (sexta-feira e sábado, respectivamente), das 9h às 12h e das 13h às 15h, ocorrerá efetivamente uma ação de doação de sangue na sede da FACAL, que fica na Avenida Jerônimo Heráclio, n° 81, no Centro da cidade. “É importante que os Agentes de Saúde sejam capacitados. Aqui eles vão saber quais são os critérios: quem poderá doar sangue, qual a idade e quais são as contraindicações. Isso é muito importante para reativar a memória deles, pois isso já havia sido feito”, ressaltou Paloma.

Ela também lembrou que, durante a pandemia do novo coronavírus, houve uma baixa no número de doadores de sangue. Além disso, também por conta do período pandêmico, o Hemope não estava realizando essas campanhas no interior do Estado. “A partir deste mês de abril, Limoeiro é um dos primeiros municípios onde vem sendo realizada essa ação para captação de doadores de sangue, ajudando a melhorar os estoques”, comemorou a secretária. “Sabemos que sangue é vida”, completou.

Para Sonally, a campanha é uma “ação coletiva e a população deve ter a corresponsabilidade em estar melhorando os estoques do Hemocentro. De acordo com o Hemope, para doar é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 60 anos; pesar, no mínimo, 50 kg; ter dormido em torno de 5 horas e ter tido boa qualidade de sono; evitar ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; e evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.

Clique neste link e confira a Cartilha do Doador