Com o olhar voltado para o desenvolvimento econômico do município, a Prefeitura de Limoeiro oficializou a doação de um terreno localizado às margens da Rodovia PE-90 para instalação da empresa Frango Forte. A iniciativa garantirá a geração de renda e de postos de trabalho nos próximos anos. Aprovada por unanimidade pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Orlando Jorge, a lei complementar 146 de 2022 garantiu uma área de quatro hectares para que a indústria desenvolva a fabricação de ração animal.

O ato de assinatura da doação do terreno ocorreu na manhã desta quarta-feira (3), na sede do governo municipal, fechando mais uma etapa da parceria que começou com o protocolo de intenções apresentado pelo empresário Erivaldo Soares de Morais. De acordo com procuradoria do município, o empresário deverá iniciar e concluir a construção, instalação e operação da empresa no prazo máximo de dois anos, a contar da data de publicação da lei. Caso não realize dentro do prazo estabelecido, a área será revertida ao patrimônio municipal.

Durante o ato de doação, o prefeito Orlando Jorge ressaltou a importância do setor onde será instalada a Frango Forte para o desenvolvimento regional do comércio e da indústria e para a geração de oportunidades de trabalho. No setor, existe o polo madeireiro e moveleiro, com várias fábricas genuinamente limoeirenses, além das distribuidoras de bebidas das marcas Coca-Cola e Heineken, as quais, nos últimos anos, optaram pela cidade para instalarem suas sedes logísticas de abastecimento de dezenas de municípios do interior pernambucano.

“Quero dizer da importância (econômica) daquele setor. E temos agora a Frango Forte. Se Deus quiser, num curto espaço de tempo, a empresa estará se instalando para que possa gerar oportunidades para Erivaldo Morais, como empresário, para cidade e para região. O agricultor familiar vai ter a oportunidade de também vender sua matéria-prima, a exemplo do milho e da soja, garantindo o escoamento da produção”, avaliou o gestor, em tom otimista, e reafirmando a importância das parcerias entre os setores público e privado.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Orlando Jorge disse, ainda, que espera ver o mesmo ritmo de desenvolvimento, com a instalação de indústrias e distribuidoras, acontecendo no Distrito Industrial de Limoeiro. A área se localiza às margens da PE-50 e pertence ao Governo do Estado, sob responsabilidade da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), mas que até o momento teve apenas a conclusão do acesso viário, carecendo de infraestrutura de energia elétrica, abastecimento de água e distribuição de gás natural.

“Estamos de braços abertos para receber todos os empresários de fora. Aos empresários de Limoeiro que quiserem ampliar, vamos estar fazendo essas parcerias, identificado áreas dentro do município, a exemplo do que foi feito agora com a Frango Forte, de forma correta, honesta e transparente, fazendo com que esses empreendimentos possam acontecer em nossa cidade, e que a gente possa crescer do ponto de vista social e econômico”, pontuou Orlando, agradecendo e desejando boas-vindas ao grupo Frango Forte.

Expansão da marca

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

De posse do terreno, o empresário Erivaldo Morais confirmou que iniciará a construção da fábrica de ração animal, que tem tradição no segmento avícola, mas, com a parceria fechada com a Prefeitura de Limoeiro, planeja aumentar o mix, a partir da produção de ração para outras espécies animais, a exemplo de equinos e suínos. O empreendedor, que atualmente tem negócios instalados no município de Machados e 30 anos de experiência no mercado, planeja agregar uma cadeia produtiva com a participação pequenos e médios produtores locais e regionais.

“Instalado aqui, essa minha atividade gera renda para outras pessoas também. Por exemplo, a pessoa que tem uma propriedade e quer construir um aviário ou o agricultor que tem sua propriedade e quer plantar cinco ou dez hectares de milho. Tudo isso acaba sendo muito importante para o pequeno e médio agricultor da região”, explicou Morais. Em Machados, a Frango Forte produz 20 toneladas de ração por dia, número que será ampliado em Limoeiro. Aproximadamente, 40 empregos diretos e mais de 100 empregos indiretos são gerados.