Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Consolidando o trabalho integrado na administração municipal, a Prefeitura de Limoeiro promoveu, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania, nos dias 10 e 11 de agosto, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), uma oficina intitulada “Desenvolvimento Social e Atenção Básica: reflexões sobre a intersetorialidade nos territórios”. A oficina teve os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) como público-alvo. Ao todo, 120 profissionais, divididos em três grupos territoriais, participaram.

“O objetivo dessa oficina é refletir sobre a importância do trabalho intersetorial, porque a partir do conceito ampliado de saúde, que vai muito além daquele conceito de que ‘saúde é ausência de doença’, nós utilizamos a ótica de que saúde é o completo bem-estar biológico, social, espiritual, e que as necessidades de saúde e o cuidado com o usuário não se restringem apenas ao setor saúde. Ela vai muito além”, destacou a enfermeira Emmanuela Kethully, gestora da Atenção Básica.

Ela também ressalta a importância dos agentes comunitários no trabalho de integração social. “Eles são peças fundamentais nessa integralidade do cuidado, que adentram os domicílios dos usuários e conhecem suas reais necessidades e particularidades. Eles precisam compreender qual a importância desse trabalho em rede, para que o nosso usuário não peregrine, não se perca nessa rede de assistência. Estamos nos integrando enquanto secretarias e profissionais para fortalecer a rede de assistência e os cuidados com nossos munícipes”, reforçou.

A capacitação dos servidores acontece com dinâmicas em grupo e metodologias ativas, fortalecendo a importância dos ACS nos territórios (bairros, loteamentos e sítios), que são considerados áreas de vivência ativa e mutáveis, as quais apresentam problemas, mas, ao mesmo tempo, apresentam potencialidades. Durante a oficina, os participantes estão sendo orientados a perceber, identificar e trabalhar essas potências existentes em cada território domiciliar para fortalecer o vínculo social.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Representante do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a psicóloga Suziane Fragoso enaltece a importância da parceria e da integração entre secretarias municipais para a melhoria da prestação de serviço à população. “Essa oficina está acontecendo para fortalecer e articular essas duas secretarias municipais (Saúde e Desenvolvimento Social/Cidadania) no intuito de trazer o usuário mais para perto e mais para a cena, de ofertar a ele um maior cuidado, tanto em relação à prevenção quanto à proteção”, comentou.

Os Agentes Comunitários de Saúde são considerados “porta de entrada” do Sistema Único de Saúde (SUS). Por realizar o primeiro contato com os usuários, em Limoeiro, eles também estão sendo conectados com os serviços de Assistência Social, o que facilitará a orientação e o atendimento das demandas da população. Atualmente, existem duas unidades do CRAS no município: Rua Frei Estevão e Alto de São Sebastião. “Esses espaços estão conseguindo dar uma atenção tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural”, afirma Suziane.

Entre as participantes do primeiro dia de oficina, a ACS Valdelúcia Albuquerque (Val) entendeu que o trabalho integrado entre Saúde e Desenvolvimento Social refletirá no bem-estar dos limoeirenses. “É um trabalho de parceria, onde os agentes estão nos territórios e nas comunidades para passar informações da função de cada pasta, de como funcionam o CRAS e o CREAS, de como localizar a assistência para que os usuários não se sintam desrespeitados. Somos o elo entre a comunidade e a assistência”, afirmou.