Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Limoeiro, foram formados mais 10 bombeiros hidráulicos para o mercado de trabalho. Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, a conclusão do curso ocorreu na última sexta-feira (22), após duas semanas intensivas de aulas práticas e teóricas que aconteceram pela manhã e à tarde.

Os concluintes receberam certificados com a chancela do Senar, documento com reconhecimento profissional em todo o território nacional. As aulas foram realizadas na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco em Limoeiro (IPA Limoeiro), que fica ao lado da sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, no Bairro do Ponto Certo. “Em meio à crise econômica que se acentuou por causa da pandemia, a gestão municipal continua oferecendo oportunidades de inclusão ou realocação ao mercado de trabalho para nossos munícipes. Temos, agora, mais 10 profissionais capacitados para a área onde quiseram se aperfeiçoar”, destacou o diretor executivo da Indústria e Comércio, Diego Feghalli.

A formação profissional gratuita tem sido constante no município de Limoeiro. Por meio de iniciativas próprias e parcerias, a gestão municipal tem garantido inúmeras oportunidades de capacitação para jovens e adultos em diversos segmentos profissionalizantes, direcionadas para os moradores da cidade e do campo.

Há pouco mais de 30 dias, foi realizado o Curso de Eletricista para 12 alunos na sede do Círculo Operário, no Bairro do Alto de São Sebastião. Em setembro de 2021, a visita do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, ao município de Limoeiro marcou a renovação da parceria entre a Prefeitura, o Senar e o Sindicato Rural. Só no segundo semestre do ano anterior, foram ofertados 24 cursos profissionalizantes, contemplando centenas de moradores.

“O Senar realiza um serviço muito importante na capacitação e qualificação das pessoas. Precisamos de iniciativas como essa para que a nossa gente possa empreender com qualidade, o que gera oportunidades e renda para as famílias”, comemorou o prefeito Orlando Jorge por ocasião da assinatura do convênio. “Vamos manter parcerias para que essa juventude continue no campo e possa ter conhecimento e espaço no mercado de trabalho”, reforçou o prefeito.

Oportunidades – Entre as opções de cursos realizados e programados para Limoeiro, estão: culinária rural; conservação de forragem, silagem e fenação; artesanato em couro; informática; hortaliças; doces; bolos; tortas; pães; biscoitos; bolachas; caprinocultura; bombeiro hidráulico; eletricista; agrossilvipastoril; e tratorista agrícola. Todos são ofertados gratuitamente.