Vacinação na Escola Municipal Otaviano Basílio (Foto: Secretaria Municipal de Saúde)

A Prefeitura de Limoeiro, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Esportes e de Saúde, tem garantido a vacinação contra a Covid-19 dos alunos com idades entre 06 a 11 anos durante visitas às escolas das três redes de ensino: Municipal, Estadual e Privada. Sob a coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a aplicação das doses do imunizante Pfizer, vacina pediátrica destinada a esse público, acontece dentro do plano de ações do Programa Saúde na Escola (PSE).

“Eu considero de suma importância essa parceria, pois muitos pais trabalham, têm suas vidas corridas e, por muitos outros motivos, ainda não tiveram condições de levar seus filhos às Unidades Básicas de Saúde ou à Secretaria de Saúde”, destacou a gestora do PNI, Paula Karine. Ela também ressaltou que a aplicação da vacina nas unidades de ensino foi uma forma encontrada pela gestão para garantir que as crianças sejam contempladas com as doses contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e suas variantes.

De acordo com o cronograma do PSE, foram vacinados nesta semana alunos do Instituto Monteiro Lobato, na segunda-feira (14), da Escola Vovó Santinha, do Colégio Santa Mônica e da Escola Municipal Otaviano Basílio, na terça-feira (15), e do Colégio Convergente, na quarta-feira (16), respectivamente. Mas outras escolas já foram contempladas, a exemplo do Colégio 3° Milênio, da Escola Municipal Antônio Vilaça, da Escola Municipal Salomão Ginsburg, da Escola Estadual Seráfico Ricardo e da Escola Municipal São Francisco. “Dia-a-dia, estamos vacinando este público nas escolas”, pontuou Paula.

Vacinação na Escola Vovó Santinha (Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro)

A iniciativa da Prefeitura de Limoeiro tem agradado às gestões das escolas. A diretora da Instituto Monteiro Lobato, unidade da rede privada de ensino, Marluce Gomes, falou sobre a importância do trabalho realizado pela gestão municipal. “Essa ação é muito importante dentro das escolas. As crianças tomaram coragem de serem vacinadas hoje. Tem muitas crianças que querem ser vacinadas, mas os pais não permitem”, alertou a educadora.

Marluce tem buscado colaborar com a campanha de vacinação para combater o novo coronavírus. “A gente pede a consciência dos pais, para que todas as crianças e essa pandemia cesse de uma vez e a gente possa voltar à nossa vida normal”, enfatizou. Todas as vacinas são aplicadas pelas equipes de profissionais habilitados pelo PNI.

Antes do início da vacinação contra a Covid-19 em Limoeiro, enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram por capacitação.

De acordo com o Governo Federal, o Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007, por Decreto Presidencial. As políticas de Saúde e Educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da Educação pública brasileira se unem para promover Saúde e Educação de forma integral. A intersetorialidade das redes públicas de Saúde, Educação e demais redes para o desenvolvimento das ações implica na oferta de serviços em um mesmo território.

Vacinação no Colégio Convergente (Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro)