Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Na atual gestão do município de Limoeiro, Educação e Saúde caminham lado a lado. Com o início do ano letivo, o Programa Saúde na Escola (PSE) ratifica a integração entre as secretarias. Nesta terça-feira (15), no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), foi promovida a primeira reunião de planejamento do PSE. O encontro contou com a participação de professores e gestores das escolas municipais e estaduais, além das enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O PSE é um programa ministerial e intersetorial que objetiva desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos. “O objetivo da reunião foi mapear quais são as escolas que terão ações desenvolvidas, abarcando o Programa Saúde na Escola e as Unidades Básicas de Saúde. Traçamos ainda como objetivo estimular o vínculo das enfermeiras com os articuladores de cada escola”, destacou a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Emmanuela Kethully.

Com a pandemia do novo coronavírus, há dois anos, diversas ações ficaram inviabilizadas. “Estamos retomando o planejamento em 2022, buscando resgatar essas ações, porque sabemos da importância delas para estarem requalificando o processo de cuidado dos nossos usuários. Além disso, não tem como fazer ações de saúde apenas dentro do setor Saúde. A parceria com a Educação é de extrema importância para o acompanhamento dos usuários”, reforçou Emanuella.

Neste primeiro encontro, articuladores educacionais e enfermeiras realizaram um planejamento quadrimestral, ou seja, ações que serão desenvolvidas até o mês de junho. “O programa atende de forma integralizada, porque a saúde adentra o território da escola para realizar ações de promoção e prevenção de saúde dos alunos. É um momento em que as escolas e as unidades de saúde se unem para colocar essas ações durante o ano letivo”, enfatizou a técnica educacional Marta Nascimento.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A pauta da reunião de planejamento também avaliou a obrigatoriedade de a temática Covid-19 ser trabalhada durante todo o ano letivo e de ocorrer a inserção dos assuntos que serão desenvolvidos pelo PSE no currículo das escolas envolvidas. Com o início das aulas em todas as redes no formato presencial, as secretarias de Educação e de Saúde reforçaram os protocolos sanitários contra a pandemia e a fiscalização para o cumprimento das medidas estabelecidas.

“Eu costumo falar que a saúde começa pela educação. Então nós, profissionais de saúde, como também os articuladores das escolas, estamos reunidos para traçarmos todo o planejamento das ações. São treze eixos temáticos que serão desenvolvimentos ao longo do ano letivo de 2022. Temos que fazer essa integração entre Saúde e Educação para estarmos trabalhando na própria escola vinculada à Unidade Básica de Saúde”, explicou a secretária de Saúde, Paloma Sonally.

A parceria possibilitará ações de acompanhamento e monitoramento dos estudantes das redes municipal e estadual. “Nossas enfermeiras são as gerentes das Unidades Básicas de Saúde. Junto com o articulador de cada escola do seu território, ela vai traçar o planejamento do que será trabalhado durante todo o ano. Temos que atingir cem por cento dos alunos daquela escola pactuada. É meta e existe o monitoramento da Secretaria e do Ministério da Saúde”, pontou a secretária.