Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Avaliar e planejar foram pontos fundamentais na pauta do II Colegiado da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Limoeiro, promovido na manhã desta quinta-feira (29), no Mosteirinho e Espaço Cultural da Reconciliação, na comunidade rural de Duas Pedras. A ação possibilitou a apresentação das iniciativas desenvolvidas pelas escolas municipais no decorrer deste ano para mais de cinco mil alunos matriculados, além da avaliação dos resultados alcançados e do planejamento para o próximo ano letivo.

A abertura da programação contou com um momento de reflexão e oração liderado pelo administrador do Mosteirinho e Espaço Cultural da Reconciliação e vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, Padre José Ramos, e com um café da manhã para os participantes. As palestras e a avaliação dos resultados apresentados vieram na sequência.

Além do Departamento de Ensino (Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais, EJA, Educação Inclusiva, Normatização e Avaliação), o encontro contou com a participação de profissionais que atuam em outros setores da pasta e buscam oferecer aprendizagem para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. “Os departamentos apresentaram o que foi feito e o que já levantaram as necessidades para o ano letivo 2023”, detalhou a diretora executiva de Desenvolvimento do Ensino, Valquíria Pinto.

De acordo a diretora, as ações educacionais avançaram consideravelmente ao longo deste ano. “De reforma, de estrutura, de atendimento ao aluno, de qualificação dos professores, de formação continuada e de gestores. Tudo em prol do aluno e para que o processo de ensino aconteça dentro da Rede da melhor forma possível, com eficiência e eficácia”, ressaltou Valquíria, ao também mencionar a importância do apoio dado pela gestão municipal no que tange às condições de trabalho.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Após a avaliação coletiva, a diretoria apresentou perspectivas para o próximo ano letivo. “Seguimos com muita esperança de que a qualidade da Educação continue avançando. A gente fez a avaliação muito positiva, pois os departamentos vêm apresentando resultados. Quem assistiu à apresentação viu o quanto a gente avançou desde a estrutura à normatização, e a perspectiva é de que a gente continue com o que deu certo, oferecendo políticas públicas”, adiantou Valquíria.

Além dos pontos positivos que serão mantidos, a avaliação também mostrou quesitos que precisam de conclusão em 2023, ainda mais por conta dos desafios que refletiram das restrições e do distanciamento impostos pela pandemia do novo coronavírus, quando as atividades presenciais ficaram suspensas por praticamente dois anos. Por causa desse intervalo, os alunos sofreram graves consequências dentro do processo de ensino e aprendizagem.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Diretor Executivo de Gestão de Rede da Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro, Wendell Taffarel detalhou que o Colegiado marcou a consolidação de todas as ações promovidas pelas diretorias, gerências e coordenações educacionais. Ele também lembrou que o planejamento começou ainda no fim do ano passado – o que proporcionou melhor execução das ações programadas para o ano letivo – permitindo, ainda, ampla integração entre todos os setores da pasta.

“Por muito pouco, não chegamos a cem por cento. Existem ações internas e externas. Essas externas, por depender de outras pessoas, acabamos por quase chegar aos cem por cento, mas isso fica para a gente como motivação para tentar atingir no ano que vem, colocando isso também como meta”, pontuou Wendell. “O trabalho feito de maneira descentralizada, permitindo que cada chefia possa fazer as ações das suas equipes e, depois, apresentar os resultados, traz certa folga”, completou.

Ele revelou que, para o próximo ano letivo, a Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro pretende ultrapassar a marca de seis mil alunos matriculados regularmente na Rede. Nesta reta final de ano, o número exato é de 5.682. “O prefeito Orlando Jorge e o secretário Fernando Melo têm se empenhado diretamente em relação à ampliação e ao melhoramento dos espaços físicos, por meio de reformas e ampliações desses espaços. Com conforto, a criança consegue desenvolver sinais. A qualidade da merenda é incontestável. Nossas crianças estão sendo servidas com o que há de melhor”, garantiu Taffarel.