Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Com os objetivos de assegurar qualidade no atendimento ao público e de oferecer melhores condições de trabalho a seus profissionais, a Prefeitura de Limoeiro investe constantemente na capacitação dos servidores municipais. Dessa forma, em ritmo de volta às aulas, a Secretaria de Educação e Esportes desenvolveu, nesta sexta-feira (29/07), no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), uma série de atividades de conscientização e reflexão direcionadas a professores e auxiliares de sala da Rede Municipal de Ensino.

Obedecendo à Lei Lucas (13722/18), a qual determina que escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil devem se preparar para o atendimento de primeiros socorros, a PML realizou uma ação educativa sobre prevenção de acidentes e manuseio de primeiros socorros. “A formação foi promovida pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, da Coordenação da Primeira Infância e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de UrgênciA) de Limoeiro. Realizamos atividades importantes para a proteção de nossas crianças e de nossos jovens”, afirmou a diretora executiva do Desenvolvimento do Ensino, professora Valquíria Pinto.

Foto: Secretaria de Educação e Esportes

Também nesta sexta-feira (29/07), no mesmo local, nos turnos da manhã e da tarde, aconteceu um encontro pedagógico que abordou a temática: “Práticas de Alfabetização e Letramento: uma experiência do lado de fora”. De acordo com Valquíria Pinto, as atividades valorizaram a importância do meio ambiente e de materiais retirados da natureza para o aprendizado das crianças. “O objetivo dessa iniciativa é facilitar e dinamizar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das nossas crianças”, pontuou.

Dando continuidade à capacitação de trabalhadores da área, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes promoverá na próxima segunda-feira (01/08), no Espaço Vera Galdêncio, a partir das 7h30, a 2ª Formação em Rede, cujo tema será: “Educação pública com qualidade social e amorosidade: diálogos freireanos”. O pontapé inicial da programação inclui o credenciamento dos profissionais e a entrega da premiação Conquista EDUC Limoeiro – IDEPE. Na sequência, virão as palestras “Competências Socioemocionais necessárias às escolas em tempos pós-pandemia” e “Bullying escolar: causas, consequências e desafios para uma educação humanizadora”, a serem ministradas, respectivamente, por Catarina Carneiro Gonçalves (Doutora em Educação) e Waldemar Cavalcante de Lima Neto (Mestre em Educação).