Já pensou em cuidar da saúde num clima de festa? Ou melhor, de confraternização? Assim foi o “Aulão da Virada” do Programa Academia da Saúde, promovido pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na noite de quarta-feira (28), na Praça da Bandeira, no Centro. O encontro representou a confraternização dos grupos que integram o programa e desenvolvem atividades físicas em vários bairros da cidade.

Além dos limoeirenses cadastrados no Programa Academia da Saúde, o “aulão” também contemplou aqueles que foram à praça para curtir uma noite de bastante movimentação do corpo. Vestidos com roupas predominantes na cor branca, simbolizando a despedida deste ano e a contagem regressiva para receber o novo ciclo, muitos homens e mulheres mostraram que para cuidar da saúde não existe idade. Foi, literalmente, um encontro de gerações.

“O convite foi aberto a toda a população para que pudesse estar aqui, na noite do ‘aulão’, para sentir essa energia e se despedir de 2022 em grande estilo, e nada melhor do que dançando”, comentou o instrutor Jorge Alves. Atualmente, o programa conta com sete academias e cinco profissionais de educação física que se revezam pelos polos, a exemplo do Loteamento Santana, de Duas Pedras, do Bairro do Juá e do Bairro São Jorge. “Passamos pelos polos nessa rotatividade”, explicou Alves.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O prefeito Orlando Jorge acompanhou o “Aulão da Virada” do início ao fim. Ou melhor, participou ativamente dos exercícios. Militante do Sistema Único de Saúde (SUS), ele foi responsável pela implantação dos Programas Academia da Cidade e Academia da Saúde no período em que esteve como secretário de Saúde de Limoeiro. Agora, como gestor municipal, ele ressaltou que tem buscado ampliar o alcance dos programas, o que reflete em mais pessoas beneficiadas.

“Não foi o último ‘aulão da virada’, foi o primeiro ‘aulão da virada’. O ‘aulão’ agora será tradição. Reunimos as sete Academias da Saúde na Praça da Bandeira, com nossos cinco professores e três convidados de Bom Jardim, fazendo essa brilhante festa. Foi um prazer participar com a juventude e a boa idade. Sei que no próximo ano será ainda maior. Quero parabenizar todos os envolvidos”, comemorou Orlando, ao lembrar a importância da atividade física para uma cidade mais saudável.

Vamos participar?

Para participar do Programa Academia da Saúde é simples. Basta apenas procurar o polo que deseja (o mais perto de onde mora, por exemplo), fazer o cadastro com os instrutores para a inserção das informações no Sistema do SUS (e-SUS) e iniciar as atividades. Não é obrigatório, mas é importante e recomendado estar com roupa adequada. As atividades são executadas de acordo com a capacidade física de cada participante, respeitando os limites individuais.