Seleção de Limoeiro de Futsal na disputa da Copa Tronadon de Futsal, na cidade de Bom Jardim (Foto: Arquivo/Secretaria Municipal de Educação e Esportes)

No período de 24 a 30 de abril, o município de Limoeiro vivenciará a I Semana Municipal de Incentivo às Atividades Físicas e Esportivas. O evento surgiu a partir de debates na Câmara de Vereadores que resultaram na elaboração de um Projeto de Lei de autoria do vereador Roberto Galvão Júnior. Com a aprovação dos parlamentares e a sanção do prefeito Orlando Jorge, a proposta foi transformada em Lei Municipal n° 2.412 de 2021, instituindo a última semana do mês de abril como período obrigatório para difusão de exercícios físicos e práticas esportivas.

“Para cumprir a legislação local, estaremos iniciando, em grande estilo, na Praça da Bandeira, no próximo domingo, uma série de atividades. Uma programação bastante diversificada”, garantiu o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo. Os participantes serão contemplados com basquete e vôlei de rua, variados estilos de dança como zumba, futebol de barrinha, skate e patins, capoeira, além de outras atividades que serão disponibilizadas gratuitamente e com profissionais atuando na orientação. As atividades começarão a partir das 15h30.

“Ao longo da semana teremos outra série de atividades dentro da programação que será divulgada para que a população possa se envolver e participar da Semana Municipal de Incentivo às Atividades Físicas e Esportivas, tendo como objetivo mexer o corpo e a mente, e fazer com que possamos ter mais saúde, mais lazer e mais esportes na cidade”, reforçou Fernando. Ele adiantou que, periodicamente, a gestão municipal promoverá o Projeto Viva a Vida, uma ação de política pública com atividades físicas abertas ao público geral pelas ruas da cidade.

A poucos dias de o município vivenciar a primeira Semana Municipal de Incentivo às Atividades Físicas e Esportivas, o vereador Roberto Galvão Júnior enfatizou a importância do esporte na transformação da vida das pessoas. Atleta bolsista de uma faculdade do interior pernambucano, ele também lembrou as inúmeras oportunidades que a prática de esportes proporciona. “Desde que me elegi vereador tive o comprometimento de levantar essa bandeira e de fortalecer e desenvolver políticas públicas voltadas para o esporte”, enfatizou Galvão.

Ao justificar o Projeto de Lei apresentado na pauta do Legislativo Municipal, Roberto listou que, além do fator competição, o esporte também atua como importante ferramenta de inclusão social e combate à ociosidade. “O esporte disciplina o cidadão mediante regras. Ele traz benefícios sociais, físicos e emocionais. Portanto, é necessário que, como vereador, possamos desenvolver as políticas públicas. E essa semana visa justamente isso”, pontuou Roberto. Ao lado do secretário da pasta, ele fez uma visita técnica à Praça da Bandeira para planejar a montagem da estrutura.

O vereador, que já atuou como diretor de Esportes de Limoeiro, ainda sublinhou a importância dos testemunhos de pais sobre o desenvolvimento das crianças por meio das práticas esportivas. “Essa pauta não pode ser limitada apenas aos atletas que praticam as várias modalidades. Por isso, vamos fortalecer e garantir o direito de participação de todos, afinal de contas, a principal meta é a inclusão social. A programação que será divulgada trará recreações nas escolas e atividades para o público da terceira idade.

Confira a programação completa da I Semana Municipal de Incentivo às Atividades Físicas e Esportivas:

Domingo (24/04)

Viva a Vida: Esporte, Lazer e Saúde

Atividades: Capoeira, zumba, judô, vôlei, futebol de barrinha, basquete, skate e treino funcional

Local: Praça da Bandeira.

Horário: Das 15h30 às 18h.

Segunda-Feira (25/04)

Limoeiro Futsal x Santa Cruz

Local: AABB.

Horário: A partir das 19h.

Quarta-Feira (27/04)

Treino Viva a Vida – Parceria com o Corre Limoeiro

Percurso de 5 km: Praça da Bandeira, Avenida Santo Antônio, Pátio da Feira, Rua da Matriz, Rua Vigário Joaquim Pinto, Ponto Certo, Alto São Sebastião, Rua da Alegria e Praça da Bandeira.

Concentração: 18h30.

Largada: 19h.

Sexta-Feira (29/04)

Copa Limão de Futsal

Local: AABB.

Horário: A partir das 19h.

Sábado (30/04)

Curso de Formação para professores de Educação Física