Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Fechando a agenda do mês de agosto, o Castramóvel atendeu dezenas de cães e gatos, na tarde dessa sexta-feira (26), no Bairro da Cohab Velha. Idealizado pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o serviço gratuito de castração de animais de pequeno porte ultrapassou mil procedimentos realizados nos bairros, loteamentos e comunidades rurais. A iniciativa vem garantindo o controle da população animal e das zoonoses.

Assim como nas outras localidades, o mutirão realizado na área externa da Unidade Básica de Saúde da Cohab superou a expectativa da equipe veterinária. O apoio dos donos de animais tem colaborado para o bom andamento das ações. “A população sempre tem aderido. Explicamos e damos todas as orientações. Pedimos que tragam seus animais e sigam verdadeiros nas afirmativas e respeitando as prerrogativas”, destacou o coordenador do Castramóvel, médico veterinário Elias Dias.

O felino ou canino, ao sair da clínica móvel, fica sob total responsabilidade do tutor. Por isso, é preciso estar atento aos cuidados do pós-operatório. Elias explica que, entre os mais comuns, o animal tem de ser mantido na posição horizontal, deve ser observada a frequência respiratória, e não se pode alimentá-lo. “Vale lembrar que o dono precisa se comprometer a tomar todos os cuidados e a seguir as orientações dadas, para que fatalidades não ocorram”, pontua o veterinário.

A moradora Maria José aproveitou a passagem do Castramóvel pela Cohab Velha para levar seu animal de estimação para castração. Na espera pelo procedimento, ela reconheceu a importância do serviço oferecido pela gestão municipal. Maria também atua socialmente na causa animal, tendo levado aproximadamente 50 bichos para atendimento. “Esses médicos (veterinários) salvam vidas. Gosto de todos. São muito competentes”, elogiou a moradora.

A castração de animais realizada no Bairro da Cohab fez parte do plano de controle da Secretaria de Saúde. “A partir do momento em que castramos um maior número de cães e gatos, estamos otimizando o controle dessa população animal, evitando a procriação deles e, consequentemente, a proliferação de algumas doenças que são transmitidas por esses animais”, explica a secretária da pasta, Paloma Sonally.

Ela também ressalta que a circulação do Castramóvel é fruto de uma parceria firmada, na atual gestão, entre as prefeituras de Limoeiro e Paudalho. Com isso, o veículo e a equipe veterinária estão à disposição para se deslocar às comunidades. “Os critérios são, preferencialmente, que o animal não tenha raça definida; que tenha entre seis meses e cinco anos; que o peso seja até dezoito quilos; e que o dono receba algum benefício social”, pontua Paloma.

Para utilizar o serviço, o interessado ou interessada deve realizar um cadastro junto ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) de seu território. O Centro de Controle de Zoonoses, que funciona no prédio da Vigilância Ambiental, na Avenida Jerônimo Heráclio, em frente à FACAL, e atende de segunda a sexta, das 8h às 16h, também pode ser acionado.