Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Finalizando a agenda do Castramóvel do mês de julho, o veículo esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Adejardo Francisco da Silva, popularmente conhecida como UBS Santo Antônio, que fica na Rua Frei Estêvão, próxima à Igreja Santo Antônio e à Feira Livre do Centro da cidade, na tarde de sexta-feira (29). Através dessa importante iniciativa, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, oferece castrações gratuitas de cães e gatos a usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em comunidades urbanas e rurais do município.

A castração de caninos e felinos faz parte do programa de controle das zoonoses e da população animal. A estratégia é elaborada e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. “A partir do momento que castramos um maior número de cães e gatos, estamos otimizando o controle dessa população animal, evitando a procriação deles e, consequentemente, a proliferação de algumas doenças que são transmitidas por esses animais”, explicou a secretária da pasta, Paloma Sonally.

Uma das moradoras contempladas pela chegada do Castramóvel à UBS Santo Antônio foi a estudante universitária Camila Maria, que levou seu gato de estimação para ser castrado. “A castração em uma clínica privada custa um valor que está completamente fora do meu orçamento. Gostaria de agradecer à Prefeitura de Limoeiro por essa ação completamente gratuita na comunidade. Se você tem um cachorro ou um gato, leve-o para castrar, pois é muito importante”, sinalizou.

A dona de casa Severina Freitas, conhecida na comunidade como “Dona Nenê”, deseja que o Castramóvel chegue a todos os bairros e comunidades de Limoeiro. “Essa ação nunca tinha acontecido no nosso município. Um gato meu já havia sido castrado em uma clínica particular, antes de Limoeiro ter uma iniciativa como essa, e agora estou levando meu outro gato para castrar. As comunidades e os bichinhos, principalmente de rua, agradecem. Desejo que todos os bairros recebam o Castramóvel”, comentou.

A empreendedora e cantora Márcia Adriana, que trouxe uma gata para castração, destacou a importância do Castramóvel para moradores e moradoras que não têm condições de castrar seus animais de estimação em uma clínica particular. “Essa iniciativa da Prefeitura de Limoeiro é muito importante para pessoas de baixa renda e, principalmente, para os animais de rua”, pontuou.

Para utilizar o serviço, o interessado ou interessada deve realizar um cadastro junto ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) de seu território. O Centro de Controle de Zoonoses, que funciona no prédio da Vigilância Ambiental, na Avenida Jerônimo Heráclio, em frente à FACAL, e atende de segunda a sexta, das 8h às 16h, também pode ser acionado. A circulação do Castramóvel é fruto de uma parceria firmada entre as Prefeituras de Limoeiro e Paudalho.

Confira as comunidades que serão contempladas pelo Castramóvel no mês de agosto:

05/08: Viva Comunidade (Loteamento Santana)
12/08: UBS Ribeiro do Mel
19/08: Viva Comunidade (Comunidade da Linha)
26/08: UBS Cohab

Horários:
Das 8h às 13h nos dias 05/08 e 19/08.
Das 13h às 17h nos dias 19/08 e 26/08.