Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Nesta terça-feira (26), a comunidade rural de Vila Mendes recebeu o veículo itinerante do TestaPE. Por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Limoeiro e o Governo do Estado de Pernambuco, o automóvel ofertou testes rápidos de Covid-19 em frente à Unidade Básica de Saúde Emerenciana Wanderley do Rêgo, popularmente conhecida como UBS Vila Mendes.

De acordo com a secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, pessoas com ou sem sintomas gripais podem ter acesso aos testes, que são realizados através de swab nasofaríngeo. O resultado sai em até 20 minutos. “O objetivo da testagem é identificar precocemente casos positivos e, assim, frear a cadeia de transmissão do novo coronavírus. Quem está apresentando sintomas gripais ou teve contato com positivados para Covid-19 tem que fazer o teste”, explica.

Os pacientes que testam positivo para Covid-19 são encaminhados à Unidade Básica de Saúde, onde recebem orientações em relação ao isolamento. Já os pacientes que testam negativo são orientados a continuar seguindo os protocolos de enfrentamento ao novo coronavírus: distanciamento, uso de máscara e higienização frequente das mãos. “Sabemos que existem pessoas sintomáticas, ou seja, que apresentam sintomas, e existem outras pessoas que não apresentam nenhum sintoma, mas testam positivo quando se submetem ao teste”, relata a enfermeira Rejane Pereira, que atua na UBS Vila Mendes.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais de Saúde, quem está com sintomas de Covid-19 e testou positivo para a doença deve cumprir 10 dias de isolamento domiciliar e, após esse período, aguardar 24h sem sintomas para voltar ao convívio social. Por sua vez, quem está com sintomas e testou negativo deve cumprir quarentena durante sete dias e, posteriormente, aguardar 24h sem febre para sair do isolamento. Para os pacientes assintomáticos que testam positivo para Covid-19, a orientação é ficar isolado durante sete dias. Por fim, para quem está sem sintomas e testa negativo para o novo coronavírus, a quarentena não é necessária.

Nunca é demais intensificar as informações sobre a importância da testagem em massa, afirma o médico da UBS Vila Mendes, Douglas Sávio. “Além de fazer o teste, as pessoas são orientadas sobre os cuidados com a saúde. Então, sempre é importante manter a população informada e fazer o teste”, destaca.

A professora Simone Karla e o empresário José Roberto estiveram entre os cidadãos contemplados pela oferta de testes rápidos na Vila Mendes. “É muito importante fazermos o teste, para nos protegermos e protegermos as pessoas que amamos. Agradeço à Prefeitura por nos dar essa oportunidade”, aponta Simone. “Além do teste, é muito importante a vacina. Vários estabelecimentos já exigem o cartão de vacina. É uma campanha muito séria. É uma campanha que todo precisa”, conclui José Roberto.