Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O oitavo mês do ano é dedicado ao Agosto Dourado, campanha de incentivo ao aleitamento materno. Este ano, a ação tem como tema “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”. Neste sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu, para os próximos três anos, a meta de aumentar em 50% a taxa de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida, entendendo a importância do alimento tanto para o bebê quanto para a mãe.

Em Limoeiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem vivenciado a campanha nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Nessa segunda-feira (15) foi a vez da UBS Nossa Senhora de Fátima. A data também marcou o Dia da Gestante, permitindo às mulheres grávidas uma tarde agradável de integração e troca de experiências, sob a coordenação da enfermeira do Programa Saúde da Família, Tamires Heráclio.

“Aproveitamos a data para reunir as gestantes da comunidade para estar passando informações e tirando dúvidas com relação à amamentação. Temos um encontro mensal com essas mulheres para essa troca de informações e para trazê-las para perto da unidade de saúde”, explicou a enfermeira. Ela ainda reforçou a importância do incentivo à amamentação, alertando que não existe prazo para encerrar o alietamento materno: “O tempo é o da criança e o da mãe”.

Na palestra do Agosto Dourado, a dentista da UBS Nossa Senhora de Fátima, Laysa Myrelle, também participou, pois o ato de amamentar está diretamente ligado à saúde bucal do bebê. “Orientamos as gestantes sobre freio lingual, sobre a importância da higienização bucal e sobre os benefícios do aleitamento. Ainda falamos sobre as consequências de não amamentar, salientando, no geral, tudo o que ela pode oferecer ao bebê de melhor”, relatou Laysa.

Sobre a utilização de mamadeiras e chupetas na formação inicial da criança, a odontóloga alertou que o uso interfere negativamente na formação dentária. “Sabemos que existe uma certa consequência e a gente orienta a tirar o mais rápido possível. Há crianças que têm mordida aberta por conta de muito tempo fazendo uso de chupeta, mamadeira e até dedo. Tudo isso tem certa consequência na formação da arcada dentária”, reforçou Laysa.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A servidora pública Maria Paula, integrante da equipe do Programa Mãe Coruja, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Limoeiro, apresentou as diretrizes do programa, com o objetivo de formar um grupo de gestantes da Comunidade Nossa Senhora de Fátima para trabalhar ações que reduzam a mortalidade infantil até cinco anos, além de garantir o apoio às mulheres para zerar a mortalidade na gestação e na maternidade da cidade.

A parceria do Programa Mãe Coruja garantirá cursos profissionalizantes, rodas de conversa sobre empoderamento feminino, combate à violência contra a mulher, além de temas relacionados à família. “Vamos viabilizar cursos em parceria com a Prefeitura de Limoeiro e com o Governo do Estado, a exemplo de confeitaria, sandálias personalizadas, enfim, a gente vai fazer um levantamento com as grávidas de Limoeiro para saber ver quais cursos vamos viabilizar”, finalizou Paula.

Projeto de lei que amplia licença-maternidade para servidoras públicas municipais é aprovado na Câmara Municipal de Limoeiro

Em Limoeiro, a licença-maternidade das servidoras públicas municipais foi ampliada de 120 para até 180 dias, por meio do Projeto de Lei 14/2022, de autoria do Poder Executivo e aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo. O objetivo da gestão é incentivar o aleitamento materno durante os primeiros seis meses de vida.

A proposta surgiu num momento bastante oportuno, em decorrência da Campanha Agosto Dourado. Os bebês amamentados exclusivamente no peito nos primeiros seis meses de vida têm menor probabilidade de apresentar diarreia, enjoo, gastroenterite, resfriados e gripes, infecções de ouvido e tórax, e candidíase. O ato também auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. Além das questões de saúde, a amamentação ainda fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.