Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Emoção, adrenalina e superação não faltaram na 2ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Mountain Bike 2022, realizada no Distrito de Vila Urucuba, Zona Rural de Limoeiro, no domingo (25). Pelo segundo ano consecutivo, o município recebeu o evento esportivo, que reúne ciclistas iniciantes e de alto rendimento do Estado nas modalidades Elite e Júnior (feminina), e Elite, Sub-23, Sub-30, Júnior, Juvenil, Infanto-Juvenil, Master A1, Master A2, Master B1, Master B2, Master C1, Master C2, Master D1 e Master D2 (masculino).

A etapa foi promovida pela Federação Pernambucana de Ciclismo (FPC), em parceria com a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, sob a coordenação da Diretoria de Esportes e cronometragem da APCRONO. De acordo com a FPC, Limoeiro registrou o maior número de inscritos da competição. “Limoeiro surpreendeu, porque até agora o máximo que a Federação tinha obtido eram 120 atletas, e Limoeiro conseguiu atingir a marca de 167 inscritos em todas as categorias”, comemorou o presidente da Federação Pernambucana de Ciclismo, Edmerks Pereira Filho.

E o domingo de sol não foi apenas de disputa. Foi um momento de integração, tendo em vista a etapa limoeirense ter reunido crianças a partir de 12 anos de idade até atletas com mais de 70 anos, consideradas faixas inclusivas. Além disso, a etapa também serviu de classificatória para a Fase Nacional. “A etapa do Pernambuco serve de pré-seletiva para competição nacional. O nível aqui é totalmente diferente do passeio, são atletas de alto rendimento que procuram cada vez mais melhorar suas performances.

Você sabia?

Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

O esporte de alto rendimento é um tipo de prática que pode se relacionar ao esporte como espetáculo, protagonizado pelo atleta profissional, ou, ainda, a um tipo de atividade que não é necessariamente remunerada, mas que exige do praticante dedicação e rendimento que superam um tempo livre, por exemplo. Ele é caracterizado pela busca por resultados, vitórias e recordes em modalidades esportivas regidas por normas preestabelecidas e vinculadas a federações e confederações nacionais e internacionais, as quais exigem alto grau de dedicação dos atletas.