Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Com os objetivo de promover integração, lazer e hábitos saudáveis entre crianças e jovens e descobrir talentos, os Jogos Escolares de Limoeiro (JEL) chegaram à 53ª edição com uma linda cerimônia de abertura na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Promovido na noite desta quinta-feira (23) pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, o evento proporcionou uma noite inesquecível a todas as comunidades escolares da “Princesa do Capibaribe”.

A solenidade emocionou o público com o Projeto Música na Terra Amada, através das Bandas Marciais das Escolas Municipais Cônego Deusdedith, Henrique Serafim de Morais Costa e Castelo Branco, e o comitê de inclusão composto por estudantes com deficiência e representantes do Programa Idoso em Movimento (PIM) e do Centro de Convivência de Idosos (CCI). Também foram apresentadas as riquezas culturais do Brasil e uma mensagem antirracista e empoderadora do Mês da Consciência Negra, por meio de apresentações artísticas. A solenidade também destacou a integração entre as escolas das Redes Municipal, Estadual e Privada de Ensino através dos esportes e homenageou todos os profissionais que transformaram Limoeiro em um grande celeiro de atletas e em um renomado polo educacional.

Bastante emocionado após o evento, o prefeito Orlando Jorge deixou uma calorosa mensagem a todos os trabalhadores das três redes de educação de Limoeiro. “Quero reconhecer a gana e a perseverança não apenas dos organizadores dos Jogos Escolares, mas também de todos os profissionais de Educação. Fizemos uma abertura emocionante e inesquecível. Parabéns a todos que fazem a Educação de Limoeiro, em especial os Esportes”, destacou.

A temporada 2023 dos Jogos Escolares de Limoeiro segue até o dia 8 de dezembro. As modalidades presentes são Futsal, Basquetebol, Handebol, Voleibol, Atletismo, Free Fire, Tênis de Mesa, Xadrez, Futebol Minicampo, Karatê, Natação e Vôlei de Areia. As partidas serão disputadas nas quadras da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), do Colégio Regina Coeli, da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Jandira de Andrade Lima (EREM Jandira/Ceru) e da Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Sebastião de Vasconcelos Galvão (EREM Galvão). “Toda a população de Limoeiro está convidada a prestigiar os Jogos, assim como o povo veio em peso na abertura. Os estudantes estão cada vez mais engajados nos esportes, e isso é fruto do trabalho que estamos fazendo. Quero agradecer a todos os profissionais e estudantes envolvidos nessa belíssima cerimônia, bem como às empresas parceiras que nos ajudaram a promover esse verdadeiro espetáculo”, ressaltou o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo.

Na abertura deste ano, o profissional homenageado foi o senhor José Ednilton Aquino, renomado professor de Educação Física da cidade de Limoeiro que atualmente desfruta dos benefícios da aposentadoria. “Ele faz parte de uma geração que muito fez pelo esporte não só de Limoeiro, mas do estado de Pernambuco”, comentou o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo. Outro homenageado foi o jovem José Alan da Silva Tenório, estudante da EREM Professora Jandira de Andrade Lima (EREM Jandira/Ceru) e morador da comunidade rural de Duas Pedras, vencedor do Concurso do Logotipo dos 53º JEL.

Outro educador mencionado de forma honrosa na cerimônia foi o professor de Educação Física Bebeto Arruda, que trouxe a modalidade do Basquetebol de volta à programação dos JEL. “A gente começou um projeto com o objetivo de resgatar o basquete na nossa cidade, sem intenções financeiras. Nós queremos utilizar o basquete como ferramenta para promover inclusão, solidariedade, vida saudável, enfim, todos os valores que nós, professores, acreditamos e defendemos”, explicou.

Também destacaram-se o artista plástico e educador físico Jorge Alves e o arte-educador Thiago Freitas, que coordenaram a apresentação artística sobre o Mês da Consciência Negra. O espetáculo “Resistência Preta” envolveu mais de 150 profissionais, entre coreógrafos, técnicos, estilistas e outros profissionais de bastidores. “A abertura dos Jogos Escolares caiu na semana do Dia da Consciência Negra, então a temática não poderia ser diferente. Sempre é importante levantar a bandeira do antirracismo e dizer não ao preconceito. Queremos mostrar que nós, pretos, somos bonitos e felizes do jeito que somos. Essa foi a proposta”, afirmou Jorge Alves, diretor artístico e coreógrafo do espetáculo, que teve Thiago Freitas como assistente.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro