Foto: Centro de Controle de Zoonoses/Secretaria Municipal de Saúde

Cumprindo o plano de governo da gestão municipal, o Castramóvel continua circulando nas comunidades urbanas e rurais de Limoeiro em 2023. Neste mês de janeiro, o veículo já cumpriu agenda na UBS Lagoa Azul, no último dia 20 (sexta-feira), e na UBS Gameleira, na última sexta-feira (27). A agenda itinerante garante uma média de 25 atendimentos em cada ação. Através dessa importante iniciativa, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, oferece castrações gratuitas de cães e gatos a usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

A castração de caninos e felinos faz parte do programa de controle das zoonoses e da população animal. A estratégia é elaborada e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. “A partir do momento que castramos um maior número de cães e gatos, estamos otimizando o controle dessa população animal, evitando a procriação deles e, consequentemente, a proliferação de algumas doenças que são transmitidas por esses animais”, explicou a secretária da pasta, Paloma Sonally.

É recomendado que o gato ou o cachorro seja mantido em jejum nas seis horas que antecedem a castração. Antes dos procedimentos, também são realizados exames para verificar se as fêmeas estão grávidas. Entre os critérios estabelecidos pelo Centro de Zoonoses de Limoeiro para a castração estão: que o animal não tenha raça definida; que tenha entre seis meses e cinco anos de vida; que o peso seja até dezoito quilos; e que o dono receba algum benefício social.

O felino ou o canino, ao sair da clínica móvel, fica sob total responsabilidade do tutor. Por isso, é preciso estar atento aos cuidados do pós-operatório. De acordo com o médico veterinário Elias Dias, o animal tem de ser mantido na posição horizontal, deve ser observada a frequência respiratória, e não se pode alimentá-lo. “Vale lembrar que o dono precisa se comprometer a tomar todos os cuidados e a seguir as orientações dadas, para que fatalidades não ocorram”, pontuou.

Para utilizar o serviço, o interessado ou interessada deve realizar um cadastro junto ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) de seu território. O Centro de Controle de Zoonoses, que funciona no prédio da Vigilância Ambiental, na Avenida Jerônimo Heráclio, em frente à FACAL, e atende de segunda a sexta, das 8h às 16h, também pode ser acionado.

A circulação do Castramóvel é fruto de uma parceria firmada entre as Prefeituras de Limoeiro e Paudalho. Na próxima sexta-feira (03/02), a partir das 8h, o posto de Saúde a ser contemplado pelo serviço é a UBS do Bairro da Cohab.