Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Equipamentos importantes da Rede Municipal de Saúde de Limoeiro, o Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e outras Drogas III Capibaribe (CAPS AD III Capibaribe) e a Unidade de Acolhimento de Limoeiro (UA Limoeiro) estão promovendo sua 1ª Exposição Fotográfica. A ação teve início na segunda-feira (23) e segue até a próxima sexta-feira (27), sempre das 13h às 17h, no CAPS AD III Capibaribe, no Bairro do Juá. São expostas, ao todo, 100 fotografias em tamanho aproximado de 30 x 40.

De acordo com o idealizador do projeto, o arte-educador Charlon Cabral, o objetivo é mostrar à população a importância e a eficiência do trabalho de reabilitação psicossocial que vem sendo realizado no município. “Registramos as experiências vivenciadas aqui no CAPS ao longo de um ano e nos inspiramos na Exposição Fotográfica de um CAPS que visitamos na Região Metropolitana do Recife. A gente olha para essas fotos e sempre se lembra de momentos que foram positivos, surpreendentes, magníficos ou desafiadores. O CAPS é uma experiência exitosa e, acima de tudo, um lugar de cura”, afirmou.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Além das fotografias, também é exibido para os visitantes o documentário “Meu navio fora do cais”, produzido pela equipe do CAPS de Limoeiro. “Trata-se de uma metáfora. O navio lança-se ao mar e vai seguindo no mar, mas eles voltam ao porto seguro. Queremos mostrar à sociedade que o nosso trabalho é sério, responsável e eficiente”, concluiu.

O acolhimento aos usuários é dividido nos turnos diurno e noturno, e o espaço atende, em média, 50 usuários por dia. “Em nossos atendimentos, vamos além da escuta individual. Nós convivemos com muita gente, e as singularidades se misturam. As pessoas pensam de forma diferente e constroem suas histórias de vida à sua maneira. Nós construímos o projeto terapêutico singular através dos grupos terapêuticos e das vivências que são exploradas no dia a dia”, explicou a psicóloga do CAPS AD III Capibaribe, Larissa Lucena.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Estagiário na área de Psicologia, o estudante universitário Thiago Ponciano declamou um poema de sua autoria, baseando-se nas suas vivências e experiências na área de Saúde Mental. “Os usuários chegam com perspectiva de vida reduzida, ou seja, com um desânimo gigantesco em relação à vida. Nem sempre a força de vontade é suficiente. Sempre é necessário algo mais. Com a exposição, o documentário e o poema, queremos mostrar o nosso trabalho como ele é de fato, sem filtro algum, e ressignificar o olhar das pessoas para o nosso serviço. Nossa equipe tem as ferramentas necessárias para ajudar os usuários da maneira mais adequada possível” declarou.

O poema pode ser lido na íntegra:

Pelos caminhos onde visitei
Muitas vezes naufraguei
Sem rumo, sem destino
Eu me senti como um menino
A se perder da sua mãe
Em meio à multidão
Pude observar que nem sempre
É preciso apenas força de vontade
Sempre é necessário algo mais
Infelizmente não consigo decifrar esse algo mais
Meu navio hoje se encontra fora do cais mais uma vez
E quantas vezes mais forem preciso
Enquanto houver mundo, há vida
Enquanto há vida, há esperança
Enquanto há esperança, hei de tentar permanecer
Fora de todo esse caos
Que me impede de fincar meu bem-estar
E de viver bem

1ª Exposição Fotográfica do CAPS AD III Capibaribe e da UA Limoeiro

Dias: De 23/10 (segunda-feira) a 27/10 (sexta-feira);

Horário: Das 13h às 17h;

Local: CAPS AD III Capibaribe, Bairro do Juá, Limoeiro/PE. Ponto de referência: Próximo à Academia da Saúde do Bairro do Juá.