Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Buscando de forma contínua a qualidade de vida da sociedade e ampliando os cuidados com a saúde mental da população, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma semana de atividades alusivas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado oficialmente em 18 de maio. A programação vem sendo coordenada pelo Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III), que está instalado no território de Limoeiro, mas com atendimento de alcance regional.

Na segunda-feira (15), nos turnos da manhã e da tarde, a atividade inicial da programação foi marcada pela confecção de cartazes sobre a temática: “A Luta Antimanicomial expressa através da Arte-Educação”. Nessa terça (16), o auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) recebeu o I Fórum Intersetorial de Saúde Mental. “É uma iniciativa muito importante porque a gente se posiciona nessa luta pelo processo de uma sociedade melhor e sem manicômio”, destacou a coordenadora de Saúde Mental, Riva Karla.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com a coordenadora, o município se apresenta como vanguarda no tocante à implantação de serviços e de investimentos em saúde mental. “Temos um CAPS 24 horas que é regional, com unidade de acolhimento, residência terapêutica e ambulatório de saúde mental interligados para cuidar da população”, detalhou Riva durante o debate. O fórum contou com a participação de pacientes e profissionais que atuam no campo da saúde mental, permitindo relatos de vivência e trocas de experiências para avançar ainda mais no cuidado das pessoas.

Seguindo a programação, nesta quarta (18), aconteceu o Café com Afeto, o qual reuniu a equipe técnica do CAPS e os usuários para estimular a ação de panfletagem nas ruas da cidade durante a quinta (18), quando será celebrado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Secretaria de Educação e Esportes, dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e da FACAL num evento público, na Praça da Bandeira, buscando mobilizar a sociedade limoeirense em relação à luta contra o manicômio.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Fechando a Semana Nacional de Luta Antimanicomial em Limoeiro, será promovido, na sexta (19), na sede do CAPS AD III, o Cine Caps, a partir das 13h. O local conta com aproximadamente 40 servidores distribuídos na equipe multiprofissional, que atende pacientes de oito municípios do Agreste Setentrional. O foco é o cuidado com usuários de álcool e outras drogas, grupo culturalmente marginalizado pela sociedade. No CAPS são geradas possibilidades de trabalho, cultura.e lazer, além da participação familiar para a recuperação do dependente em sua plenitude.

“A sociedade não pode mais pensar dessa forma, em prender as pessoas através de manicômios e comunidades terapêuticas. Mas, sim, cabe à Saúde cuidar das pessoas com atendimento humanizado e territorial, com base em princípios científicos. A gente sabe que o manicômio matou muita gente nos últimos anos, pessoas que entravam lá e não saíam mais. As comunidades terapêuticas também fazem esse movimento de encarceramento das pessoas, e a gente precisa mobilizar e transformar a sociedade e fazê-la pensar na sociedade que queremos”, pontou Riva.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro