Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Na tarde desta quarta-feira (3), as equipes da Prefeitura de Limoeiro e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram na sede do governo municipal para abordar os resultados oficiais do Censo Demográfico 2022 referentes ao território limoeirense. O Poder Executivo do município esteve representado pelo prefeito Orlando Jorge, pelos secretários municipais Saulo Melo (Administração e Tecnologia), Paloma Sonally (Saúde), Flávia Melo (Desenvolvimento Social e Cidadania) e Fernando Melo (Educação e Esportes), pelo diretor executivo Sérgio Murilo Júnior (Administração) e pela gestora Thaynara Fernanda (Atenção Básica). Por sua vez, o órgão federal contou com a representação da equipe liderada pela servidora Flávia Arruda.

As estatísticas apontam semelhança entre os Censos de 2022 e 2010: ambos apontam Limoeiro como um município com aproximadamente 55 mil habitantes. Na avaliação do prefeito Orlando Jorge, os números são bem maiores na prática, embora o governo municipal seja grato aos serviços prestados pelos recenseadores e respeite os dados apresentados pelo IBGE. A gestão também observa a definição do limite do município, pauta que será abordada em uma nova reunião, agendada para a manhã da próxima quinta-feira (4), na sede da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM), no Recife.

“Iremos avaliar as informações e estamos nos preparando para a contestação dos dados perante outros órgãos responsáveis, como a CONDEPE/FIDEM, a Amupe e a Confederação Nacional dos Municípios. Temos convicção de que a população de Limoeiro cresceu nos últimos 12 anos e estamos respaldados pelo DataSUS, que tem mais de 60 mil cadastrados em nosso município. Não dá para aceitar que, neste período, Limoeiro continuou com a mesma população, como se a gente tivesse parado no tempo e no espaço”, justificou o gestor à imprensa limoeirense. “Antes da apresentação do resultado, realizamos diversas reuniões de planejamento e apresentamos nossas observações e nossas análises. Inclusive, muitos municípios contestam o formado do último Censo e as condições em que ele foi realizado, em um ano de eleição nacional”, completou.

Em seu posicionamento, o prefeito reforçou que os dados do Censo Demográfico servem de parâmetro para o repasse de recursos por parte dos governos federal e estadual e, também, para a formulação de políticas públicas. “O povo limoeirense sempre pode contar com o empenho da nossa gestão em favor da transparência, das políticas públicas e de uma efetiva representação”, assegurou Orlando.

Diante das considerações do governo municipal, a representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na reunião, Flávia Arruda, afirmou que cada território tem sua particularidade. Além disso, a servidora justificou que os limites dos municípios são definidos por meio de georeferenciamento. As estatísticas estarão disponíveis no site do IBGE. “Existem casos de lugares onde as pessoas se sentem parte de um município e utilizam os serviços públicos dele, apesar de pertencerem a outro município. O IBGE não tem o objetivo de confundir os dados do Censo com os dados da Secretaria de Saúde. Nós seguimos limites que definimos com base no georeferenciamento que fizemos, e esses limites foram repassados pela CONDEPE/FIDEM. Os dados são de 31 de julho de 2022”, pontuou.