Foto: Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro

Neste dia 6 de abril de 2023, o Centro de Controle de Zoonoses de Limoeiro completa um ano de serviços prestados à população. Iniciativa até então inédita no município, a unidade integra o complexo da Vigilância em Saúde – Ambiental e Sanitária, que fica na Avenida Jerônimo Heráclio, em frente à Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL).

Além de exames para identificação e tratamento de doenças de cães e gatos, atividades educativas sobre zoonoses para tutores, atendimento clínico veterinário e vacinação antirrábica, o equipamento de saúde animal também realiza castrações. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Limoeiro, o Centro de Controle de Zoonoses realizou, dentro deste primeiro ano de atividades, 1.880 consultas veterinárias, 2.920 castrações de caninos e felinos e 25 eutanásias.

Todos os serviços são ofertados gratuitamente, reforçando o caráter público e universal do Sistema Único de Saúde (SUS). Os encaminhamentos dos animais se dão através das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Bichos sem raça definida e oriundos de famílias inseridas na faixa de baixa renda são prioritários.

Foto: Wilker Mattos/Arquivo/Prefeitura de Limoeiro