O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos itens primordiais do plano de trabalho da Prefeitura de Limoeiro. Em seus canais oficiais de comunicação, o Governo Municipal informou aos limoeirenses o uma notícia de grande utilidade pública: a partir do mês de outubro, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Limoeiro) terá expediente estendido para atendimento noturno às segundas, terças e quartas. Nesses três dias da semana, o horário de funcionamento será das 7h às 22h.

O CTA Limoeiro realiza testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), promove palestras sobre medidas de prevenção e oferece medicamentos de forma gratuita para tratamento. A unidade da Rede Pública de Saúde se enquadra como Atenção Especializada e se localiza na Avenida Virgínia Heráclio, número 352, no Centro da cidade.

De acordo com a gestora do Centro de Testagem e Aconselhamento de Limoeiro, Fábia Arruda, a iniciativa de realizar atendimentos à noite tem o objetivo de contemplar os munícipes que não podem se dirigir ao CTA no horário comercial. Fazem parte do público prioritário da ação a classe trabalhadora, a comunidade LGBTQIA+ e profissionais do sexo. “Vamos atender o público que, por trabalhar durante o dia, acaba não tendo a oportunidade de realizar seus testes no CTA. A testagem é importante para um eventual diagnóstico precoce. Nosso atendimento na segunda, na terça e na quarta será contínuo”, destacou.

E a inovação não se restringe ao horário de funcionamento do espaço. A equipe do CTA também está implantando, na Atenção Básica, a aplicação dos medicamentos PEP e PrEP, que, respectivamente, significam Profilaxia Pós-Exposição e Profilaxia Pré-Exposição. “A PEP é utilizada em casos de acidentes de trabalho, abuso ou violência sexual. Ao invés de referenciar os pacientes para Recife, a gente disponibiliza a medicação e faz o tratamento aqui na nossa cidade. Temos contato constante com a Delegacia, o Conselho Tutelar e o Hospital Regional. Já a PrEP é uma oferta exclusiva do CTA para profissionais do sexo ou simplesmente para quem quer ter uma relação sexual sem utilizar preservativo”, explicou Fábia. “Vale lembrar que a PEP e a PrEP são exclusivas para combate ao HIV. A prevenção primordial contra as outras ISTs continua sendo a proteção através de preservativo”, concluiu a gestora.