A prática de atividade física atua como ponto fundamental no processo de saúde preventiva. Também é importante ferramenta de integração social e promoção do lazer. Ciente do compromisso enquanto gestão pública, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, promoveu, na manhã desse domingo (22), mais uma edição da Corrida de São Sebastião, reunindo aproximadamente 150 participantes, entre corredores locais e visitantes.

O evento esportivo, que integra a programação da festa religiosa mais popular da cidade, também abriu o calendário anual de atividades elaborado pela Diretoria Executiva de Esportes, pasta responsável pela coordenação geral da prova. Com concentração na Praça do Horto Floresta, os atletas percorreram mais de sete quilômetros de percurso, contemplando as principais ruas e avenidas, inclusive, pelo Alto de São Sebastião, bairro que leva o nome do santo protetor da peste, da fome e da guerra.

De acordo com o diretor de Esportes, Gustavo Pereira, todos os inscritos receberam medalha personalizada de participação. Os três primeiros colocados nas provas do masculino e do feminino também foram premiados com troféus, como forma de incentivo ao esporte e à participação. “Essa corrida sempre esteve no calendário da cidade. Retornamos no ano passado, de forma virtual, e, este ano, no formato presencial. Estamos firmes para executar grandes corridas”, destacou o diretor.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Vencedora entre as mulheres, a corredora Cláudia Maria, da cidade de Casinhas, aprovou o percurso e ficou feliz com a recepção dos limoeirenses. Para ela, que está se preparando para correr a Meia Maratona de Caruaru, no início do mês de fevereiro, a Corrida de São Sebastião de Limoeiro acabou sendo um importante teste. Uma das representantes do Agreste Setentrional nas corridas de pedestrianismo, a casinhense elogiou a organização do evento. “Estou muito feliz por ter participado desta importante corrida aqui em Limoeiro”, destacou.

Já pelo masculino, o vencedor foi Francisco Gonçalves, de Passira. Foi a quarta vitória na trajetória de quatro anos como atleta. O representante da Terra do Bordado Manual também fez referências positivas ao percurso elaborado e à organização. “Trabalho como conferente de uma distribuidora de alimentos, mas esporte é vida e isso aqui usamos como entretenimento. A gente vai em busca dos objetivos e, a cada dia, procura superá-los”, afirmou o passirense.

A primeira corrida do ano na Princesa do Capibaribe também conseguiu reunir grupos de corredores, a exemplo do Corre Limoeiro, da Associação dos Corredores de Carpina e do Glória Running (Glória do Goitá). O atleta Aldemar Albuquerque, que veste a camisa do Corre Limoeiro, ficou na segunda colocação. Apaixonado por corridas de rua, ele vem se preparando forte para representar a cidade nas maratonas nacionais e internacionais. “Corrida bem organizada. Gostei do percurso. Foi legal”, comemorou o corredor.