Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro

Como manda a tradição, todo o território brasileiro vivencia, na semana de 1 a 7 de setembro, os eventos comemorativos da Independência do Brasil. A programação é conhecida nacionalmente como “Semana da Pátria” e inclui hasteamento da bandeira, reprodução do Hino Nacional Brasileiro e desfiles cívicos. Em Limoeiro, com o objetivo de promover uma defesa firme à democracia, à cultura de paz, à liberdade e à soberania nacional, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, abordou o tema: “Olhares para o Futuro: Semeando a Paz”.

Neste ano em que o famigerado grito de “Independência ou Morte” às margens do Rio Ipiranga completou seu 201º aniversário, o calendário da Semana da Pátria na “Princesa do Capibaribe” contou com o Hasteamento da Bandeira na Praça da Bandeira, na manhã do dia 1º de setembro, e com os Desfiles Cívicos na Vila Urucuba, em Pitombeira e na Vila Mendes, nos dias 4, 5 e 6, respectivamente. Para finalizar a programação com chave de ouro, o grandioso Desfile Cívico do feriado da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, mobilizou 32 instituições escolares, culturais, religiosas e sociais de Limoeiro e da região, coloriu a Rua da Alegria e a Praça da Bandeira e encantou o público.

O prefeito Orlando Jorge se mostrou bastante entusiasmado com os desfiles. “Pudemos ver o brilho nos olhos das nossas crianças e as belíssimas apresentações das escolas. O tema que abordamos este ano, a paz, é essencial para o futuro das crianças e dos jovens, que serão responsáveis pelos rumos da nossa cidade lá na frente. Quero agradecer às escolas, às entidades de segurança, aos estudantes, aos profissionais e às famílias por este momento ímpar de amor à pátria”, afirmou o gestor municipal após o encerramento da Semana da Pátria, na Praça da Bandeira.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

O sentimento de alegria também foi compartilhado pelo vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto, popularmente conhecido como “Zé de Nena Barbosa”. “É sempre uma grande alegria comemorar a Semana da Pátria e prestigiar as escolas de Limoeiro. Nossa gestão tem trabalhado diariamente para mudar a história de Limoeiro. Em grandes eventos como este, a gente pode ver que o nosso grande projeto é cuidar das pessoas”, pontuou.

Este ano, a Semana da Pátria mobilizou mais instituições e trouxe uma novidade. Devido ao Decreto Municipal nº 100/2022, que proíbe a realização de atividades festivas ou celebrativas com grandes aglomerações na Avenida Severino Pinheiro, com o objetivo de preservar os novos canteiros da via, o Desfile Cívico de 7 de Setembro Rua da Alegria teve sua concentração e seu percurso na Rua da Alegria.

Na avaliação da gestão municipal, o evento foi um sucesso. “Fizemos mudanças, mas o desfile não perdeu brilho nem emoção. Em relação ao quantitativo de pessoas, houve um aumento significativo, fazendo com que o percurso se estendesse e o horário se alongasse. Porém, a missão foi cumprida. O tema ‘Olhares para o Futuro: Semeando a Paz’ foi vivenciado nas escolas e em praça pública. Estamos muito satisfeitos com todo o trabalho desenvolvido, fruto de um processo coletivo que integrou toda a gestão municipal, as escolas e as famílias”, destacou o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro