Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Na manhã desta quinta-feira (10), na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Limoeiro participou de um diálogo com o ex-ministro da Educação, ex-governador do Distrito Federal e ex-senador Cristóvam Buarque. A pasta esteve representada pelo secretário municipal Fernando Melo, pela diretora executiva do Desenvolvimento da Educação, Valquíria Pinto, e pelo diretor executivo de Planejamento, Articulação e Coordenação, Sivaldo Venerando.

A conversa aconteceu após o encerramento do 19° Fórum Nacional da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). No encontro, Cristóvam defendeu a federalização das escolas públicas como forma de garantir um padrão desejável de aprendizagem e a valorização dos professores.

“Durante o seu mandato no Senado Federal, Cristóvam foi autor do piso salarial dos professores e teve como bandeira a equidade na Educação, pauta que continua a defender”, explicou o diretor executivo de Planejamento, Articulação e Coordenação, Sivaldo Venerando.

Cristóvam Buarque foi governador do Distrito Federal de 1995 a 1999 e senador pela mesma unidade federativa de 2003 a 2019. Em meio a esse período, mais precisamente no ano de 2003, licenciou-se do cargo de senador da República quando foi nomeado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Educação, posto que ocupou até o ano de 2004.