Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Solidariedade é a palavra-chave durante o final de semana no município de Limoeiro. Através de uma parceria entre a Fundação de Hemoterapia e Hematologia de Pernambuco (Hemope), a Prefeitura de Limoeiro e o Governo do Estado de Pernambuco, está sendo realizada mais uma campanha de captação de sangue. A coleta acontece na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), nos horários das 9h às 12h e das 13h às 15h, nesta sexta-feira (3) e no sábado (4).

Ao se apresentar, o candidato a doador passa por uma triagem com técnicos do Hemope para verificar a aptidão para doação de sangue, conforme explica a assistente social da entidade Lucineide França. O usuário deve utilizar máscara de proteção e portar um documento original com foto. “O candidato ou candidata que colocou piercing, fez tatuagem ou fez acupuntura só pode doar sangue depois de o seu procedimento completar um ano. Se fez endoscopia ou colonoscopia, só pode realizar a doação depois de seis meses. E, em suma, é necessário estar apto e saudável. Quem está com gripe, chikungunya, dengue ou Covid, por exemplo, não pode doar”, afirmou a profissional, ao elencar as restrições.

A Fundação de Hemoterapia e Hematologia de Pernambuco (Hemope) atende mais de 190 hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Desde o início da pandemia da Covid-19, o órgão encara o desafio de contornar os prejuízos provocados pela crise sanitária. “Nosso estoque diminuiu 30% e estamos buscando recuperar. Para isso, contamos com o apoio da população. Quem doa sangue salva vidas. Aqui em Limoeiro, queremos agradecer à Prefeitura e à FACAL pela parceria”, ressaltou Lucineide.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Outra ação em Limoeiro, inclusive, está programada para o segundo semestre deste ano. “Os homens podem doar sangue de três em três meses, enquanto as mulheres podem doar sangue de quatro em quatro meses. As campanhas que realizamos nas cidades respeitam esse período”, concluiu a assistente social.

O atendimento dura, em média, 15 minutos. Um dos limoeirenses atendidos foi o Senhor Edenerval, que se mostrou muito satisfeito com o atendimento e destacou o simbolismo em torno da campanha. “O ato de doar sangue nos estimula a ter uma vida saudável e a ajudar as pessoas que precisam. Já doei sangue em outras oportunidades, tanto em Limoeiro como no Recife, e sou feliz por essas ações. Eu adoro participar dessas campanhas”, pontuou.