Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O município de Limoeiro se destaca como um dos principais polos educacionais do Estado de Pernambuco. Reforçando esse merecido status da “Princesa do Capibaribe”, a equipe de gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro teve uma importante agenda na tarde de sexta-feira (18), no auditório da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe (GRE-VC), com a professora Alice Bloter, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi o pontapé inicial do Grupo de Estudos das Organizações Educativas, iniciativa coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e articulada pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

No encontro, a pasta educacional esteve representada pela diretora executiva de Desenvolvimento da Educação, Valquíria Pinto. “Já tivemos duas reuniões de alinhamento, sendo uma no formato on-line e outra no formato presencial, onde foram apresentados os objetivos, os instrumentos e os planejamentos das atividades que serão vivenciadas com os gestores escolares no biênio 2023-2024”, afirmou Valquíria, ao explicar os primeiros passos do projeto.

A diretora recordou o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar (CAGEL), promovido pela Prefeitura de Limoeiro, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), por meio do qual foram selecionados e empossados os novos gestores escolares da Rede Municipal de Ensino. Durante a fase derradeira do processo seletivo, os então candidatos apresentaram planos de ação que foram avaliados por nota. Agora, os profissionais terão a oportunidade de aplicá-los, baseando-se nas instituições de ensino onde estão lotados, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e da UFPE, sem a necessidade de avaliação por nota. “Além de contribuir com a universidade, vamos mostrar o que acontece nas escolas: as dificuldades, o que a gente vive no dia a dia, como se faz a Educação. Então, nós queremos muito contribuir. Estamos muito animados com este processo, tendo em vista as reflexões apresentadas e a troca de conhecimento”, concluiu Valquíria Pinto.

A professora universitária Alice Bloter avalia o processo de forma positiva e acredita que os resultados serão vivenciados no dia a dia das escolas e creches. “Estamos desenvolvendo uma pesquisa do tipo intervenção. Por meio dela, fizemos contato com o secretário de Educação de Limoeiro, Fernando Melo, para realizarmos um trabalho de formação de gestores escolares, além de planejamento e monitoramento dos planos de ação. Eles acontecerão a partir dos projetos que os gestores estão desenvolvendo nesta formação. Os resultados de tudo isso serão os conhecimentos que vamos ganhar com os gestores e os conhecimentos que eles vão ganhar conosco”, detalhou Alice, que está coordenando o projeto juntamente com o professor José Almir Nascimento, da UPE.

Em seus planos de ação, os gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro apresentam diagnósticos e estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. O planejamento e a aplicação dos projetos se baseiam em suas rotinas escolares.