O município de Limoeiro, na manhã desta sexta-feira (28), recebeu a equipe da Secretaria Estadual de Saúde. Liderada pela secretária da pasta, Zilda Cavalcanti, a comitiva fez visitas técnicas ao Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS) e à Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Doutor José Nivaldo de Souza (UPAE Limoeiro), equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem parte da Rede Estadual de Saúde, são sediados em território limoeirense e também atendem aos municípios vizinhos. A equipe foi recepcionada pelo prefeito Orlando Jorge e pela secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally.

Em entrevista para veículos de comunicação da cidade, o gestor municipal frisou que o objetivo da agenda consiste em melhorar a resolutividade dos serviços, diminuir as filas nos processos operatórios e atender as pessoas sem que elas precisem se locomover à capital pernambucana. “É uma visita essencial, principalmente devido à importância do Hospital Regional para os 20 municípios que integram a II Gerência Regional de Saúde. A Doutora Zilda conheceu as dificuldades, fez o diagnóstico da situação e já planeja intervenções a curto prazo, a respeito dos exames de imagem e de radiologia, dos plantões, dos insumos e dos antibióticos. Também trocamos ideias sobre a parte do apoio ao diagnóstico e a análises clínicas. Com medidas administrativas e com zelo pelos serviços públicos, tenho certeza de que iremos melhorar a resolutividade e diminuir a quantidade de transferências, que às vezes são desnecessárias”, pontuou Orlando Jorge, que já foi secretário de Saúde dos municípios de Limoeiro e Paudalho, chefe da II Gerência Regional de Saúde (II Geres) e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE).

Para a secretária estadual de Saúde, a estratégia para otimizar os serviços passa pela avaliação e compreensão da realidade de cada território. Segundo Zilda Cavalcanti, a interiorização e a regionalização dos serviços são bandeiras do Governo de Pernambuco. “Estamos conseguindo melhorar a assistência às pessoas e os processos de atendimento. Isso passa pelo trabalho em equipe, pelo cuidado com as pessoas e pela análise de cada detalhe. Ninguém consegue fazer nada sozinho. Então, vamos caminhando um passo de cada vez. E a gente deve continuar nesse sentido do progresso. Antes de pensarmos em aumentar a quantidade de ambulâncias, por exemplo, devemos melhorar a condição de atendimentos da unidade, para que as pessoas não precisem ir ao Recife. As pessoas têm direito ao atendimento próximo das suas casas, sem passar pela situação de ficarem adoecidas e vulneráveis longe dos seus parentes”, afirmou.

O diretor do Hospital Regional José Fernandes Salsa, Aguinaildo Lima, fez um balanço positivo da visita técnica à unidade hospitalar e mostrou alinhamento com os discursos dos Poderes Executivos do Município e do Estado. “Observamos, em tempo, real as dificuldades nos atendimentos e o anseio pela melhoria de diversas situações. Fica aqui um ar muito grande de esperança, pois a gente entende que existem pessoas que estão preocupadas e observam o andamento dos serviços. Em conjunto, vamos cumprir o nosso papel e dar o nosso melhor em favor da população. Se a gente conseguir diminuir a quantidade de transferências para a capital, onde a demanda já é grande, e melhorar a resolutividade dos serviços por aqui, vai ser de grande utilidade para nós. A solução passa pelos procedimentos médicos, pela disponibilidade de insumos e pela quantidade efetiva de profissionais”, enfatizou.