Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Reforçando seu status de polo no Agreste Setentrional de Pernambuco, a cidade de Limoeiro sediou, nesta quarta-feira (19), uma formação sócio-política sobre os direitos das mulheres. Os municípios da região participaram da programação, que envolveu palestras, rodas de conversa e trocas de experiências e foi promovida pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, por meio da Coordenação Regional do órgão ligado à administração pública estadual. O evento aconteceu no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC).

Na ocasião, o município de Limoeiro esteve representado pela diretora executiva da Mulher, Denise Ramos. De acordo com a dirigente, a formação teve o intuito de fortalecer a rede de Assistência Social como um todo, bem como os laços com os outros setores da gestão pública. “Esse trabalho já é feito aqui em Limoeiro, por meio de uma rede formada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Diretoria da Mulher, CRAS, CREAS, Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Defesa Social e Trânsito e Secretaria de Saúde. Momentos como este servem para a gente alinhar os nossos trabalhos, buscar mais conhecimento, olhar os exemplos de outros municípios e trazer ideias que possam fortalecer o nosso trabalho. Queremos sempre garantir direitos e proteger as mulheres limoeirenses”, destacou.

Todas as mulheres devem conhecer os seus direitos e saber que podem chegar aonde quiserem, pontuou Denise. “Estamos próximos da campanha Agosto Lilás e já estamos planejando uma série de palestras nas escolas, tendo como público prioritário as adolescentes. Além disso, como medida de empoderamento, continuamos promovendo cursos profissionalizantes na sede da Diretoria da Mulher. Quem estiver interessada pode nos procurar para se cadastrar. Assim que uma turma para o curso que ela quiser for formada, entraremos em contato para fazer o convite. Os cursos oferecem certificados e possibilitam a elas a entrada no mercado de trabalho. Este ano, já formamos cerca de 200 mulheres em cursos como design de sobrancelhas, spa dos pés e produção de adereços juninos”, concluiu.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Uma das palestrantes foi a secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco, Betânia Soares. Ela frisou a necessidade de enfrentar a desigualdade e o machismo, que se manifestam na sociedade de diversas formas, através de violência física, sexual, psicológica e patrimonial. “Falamos sobre gênero, a importância de haver organismos municipais dedicados às políticas públicas para as mulheres e a necessidade de criar, com a participação da sociedade civil, um Conselho Municipal para essa temática, de modo a enfrentar o feminicídio, a desigualdade e a violência. Tivemos grandes conquistas nos últimos anos, a exemplo da Lei Maria da Penha e da Lei de Igualdade Salarial entre Homens e Mulheres, mas a luta por igualdade continua”, comentou.

Quem também participou ativamente da formação foi a assessora da Gerência de Formação e Gênero, Ísis Thaíse. Ela explicou de que forma o setor atua e destacou que as formações da Secretaria da Mulher de Pernambuco chegarão às demais regiões do Estado. “A Gerência da qual faço parte, por exemplo, tem Núcleos de Estudos de Gênero e de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que atuam nas escolas da Rede Estadual de Pernambuco. Atualmente, existem mais de 300 núcleos. Eles são muito importantes, pois trabalham na prevenção à violência, os tipos de violência, os papéis da mulher e do homem na sociedade. Também trabalhamos com formações em empresas e órgãos da sociedade civil. Aqui, viemos nos colocar à disposição”, afirmou.

A gerente de Fortalecimento Sócio-Político da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Conceição Santos, fez um balanço positivo do evento e, por outro lado, sublinhou que a luta por direitos é constante. “As mulheres sairão daqui mais informadas, mais empoderadas e mais articuladas para formularem políticas públicas, combaterem as mazelas sociais e resolverem demandas em seus municípios. Dessa forma, estaremos fortalecendo a rede de políticas públicas voltadas para as mulheres”, disse. “Houve diversos avanços recentes. Por exemplo, tivemos uma mulher presidenta da República, temos uma vice-prefeita no Recife e agora temos uma governadora e uma vice-governadora. Então, as mulheres estão ocupando espaços na política. Porém, o caminho é longo”, finalizou.