Na programação das comemorações alusivas aos 212 anos de Emancipação Política de Limoeiro, celebradas neste mês de julho, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, lançou a terceira edição da Enquete Professor Memorável, que recorda nomes do setor educacional que marcaram as páginas da história da nossa Terra Amada.

Este ano, 24 escolas de Limoeiro escolheram, em memória, professores que, em suas trajetórias profissionais, colaboraram diretamente com a formação de milhares de limoeirenses. Dentre os oito nomes, a maioria dos internautas escolheu o educador José Antônio de Moura para ser homenageado na solenidade de Honra ao Mérito na sede da Secretaria de Educação e Esportes.

José Antônio de Moura, carinhosamente chamado por “Deca de Gameleira”, nasceu em 11 de agosto de 1959. Foi o primeiro gestor da Escola Municipal Manoel Marques da Silva, localizada na comunidade rural de Gameleira, onde exerceu a função durante 27 anos. Em 2009, atuou na docência da Escola Municipal João Heráclio Duarte, lecionando a disciplina de Ensino Religioso. Posteriormente, assumiu a coordenação pedagógica da referida escola. Em 2020, travou uma luta contra a COVID-19 quando, no dia vinte e dois de maio, foi a óbito no hospital de Campanha, em Limoeiro.

Deca se dedicou ao ensino da Rede Municipal por longos 35 anos, tornando-se uma personalidade que marcou a educação de Limoeiro.