Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Com aulas dinâmicas que estimularam a interação e a criatividade dos participantes, a Liga Criativa ofereceu a arte-educadores, pedagogos, empreendedores e trabalhadores autônomos de Limoeiro uma Formação sobre Empreendedorismo Cultural. Realizada dos dias 10 a 13 de janeiro, a iniciativa contou com incentivos da Fundarpe, do Funcultura e do Governo de Pernambuco e com o apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro. As aulas foram ministradas pela produtora cultural Eliz Galvão, gestora da Liga Criativa, no Centro de Criação Galpão das Artes.

Ao todo, 28 profissionais de Limoeiro participaram das aulas. Os eixos temáticos abordados foram Empreendedorismo, Economia Criativa, Características Empreendedoras, Crenças Limitantes e Fortalecedoras, Técnicas de Planejamento, Planejamento Pessoal e de Carreira para 2023, Formalização e Finanças para artistas, Marketing e Vendas, Currículo e Portfólio, Posicionamento no Mercado, Captação de Recursos e Elaboração de Projetos. Com a conclusão da Etapa Presencial, os participantes irão se preparar para a Etapa Online, programada para acontecer nos dias 16, 23, 30 e 31 de janeiro.

Ministrante do curso, Eliz Galvão externou grande satisfação por construir mais um capítulo da sua trajetória profissional em Limoeiro. “É uma cidade tão querida e tão acolhedora, com artistas e educadores de extrema competência e diversas habilidades”, destacou.

De acordo com a gestora da Liga Criativa, a formação faz parte do projeto “Caça aos Sentidos do Empreendedorismo Cultural e Criativo” e se baseia em três pilares: desenvolvimento pessoal, estruturação dos negócios e planejamento de carreiras. “Vamos mostrando que empreender é possível, realizar sonhos é importante, e temos que aproveitar o máximo dessa vida para concretizar nossos desejos. Empreender na vida e nos negócios faz parte do sonho de cada pessoa. O povo brasileiro é criativo por natureza, e a criatividade é um diferencial dentro do empreendedorismo”, completou Eliz.

Na entrega dos Certificados da Etapa Presencial da Formação sobre Empreendedorismo Cultural, em cerimônia realizada no Centro de Criação Galpão das Artes na tarde de sexta-feira (13), o Poder Executivo Municipal esteve representado pelo diretor executivo de Gestão de Rede da Educação Municipal, Wendell Taffarel. Em seu discurso, o diretor sublinhou a parceria da Prefeitura de Limoeiro com o Galpão das Artes. “A gente sempre visa ampliar os horizontes. O professor não precisa ficar restrito à sala de aula. Ele também pode empreender e buscar um olhar diferenciado. O empreendedorismo criativo, o empreendedorismo social, o empreendedorismo cultural, tudo isso faz parte do grande arcabouço que o empreendedorismo pode trazer. Somos felizes, enquanto instituição pública, por promover, em parceria com o Centro de Criação Galpão das Artes, as diversas funcionalidades de empreender”, afirmou Taffarel.

Com o intuito de oferecer maior acessibilidade na transmissão dos conteúdos, as aulas também contaram com a presença da intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, Layanne Arruda. “Agradeço ao Galpão das Artes e à Liga Criativa pelo convite e por promover inclusão em seus conteúdos”, agradeceu Layanne.