Na tarde desta sexta-feira (12), uma comitiva da Prefeitura de Limoeiro participou do lançamento do Plano Plurianual Participativo (PPA). O evento aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A “Princesa do Capibaribe” esteve representada pelo prefeito Orlando Jorge, pelo vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”), pelos secretários municipais Flávia Melo (Desenvolvimento Social e Cidadania), Marcelo Gomes (Planejamento, Governo e Gestão), Ana Guerra (Fazenda), Fernando Melo (Educação e Esportes), Paloma Sonally (Saúde), Saulo Melo (Administração e Tecnologia) e José Félix (Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio) e pelos servidores municipais Vitor Gomes (Fazenda) e Eduarda Karine (Planejamento, Governo e Gestão).

A ação contou com as presenças dos ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência da República), da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e da vice-governadora de Pernambuco, Priscilla Krause. Representantes de movimentos sociais e da sociedade civil também marcaram presença e pontuaram suas maiores necessidades, que fazem parte, sobretudo, das áreas de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Habitação, Economia, Segurança e Agricultura.

No lançamento do PPA, o Governo Federal apresentou a plataforma digital Brasil Participativo, na qual a população poderá contribuir com criações e melhorias de políticas públicas. Os cidadãos poderão fazer propostas para o PPA entre os dias 11 de maio e 10 de julho de 2023. As propostas a serem coletadas serão tratadas no ciclo de 2024 a 2027. O PPA Participativo é assinado pela Secretaria Geral da Presidência da República e pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. A plataforma foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e o apoio da Dataprev, da comunidade Decidim–Brasil e da Universidade de Brasília (UnB).

O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, mostrou-se bastante animado e satisfeito com a iniciativa do Governo Federal. “Nossa gestão continua empenhada em melhorar a vida do povo limoeirense e antenada aos projetos dos Governos Federal e Estadual. Cientes de que estamos alinhados a uma gestão essencialmente popular, estaremos, enquanto Governo Municipal, ainda mais motivados para trabalhar em favor do bem-estar e da qualidade de vida da nossa população”, afirmou.

Por fim, o chefe do Poder Executivo Municipal sublinhou a importância das políticas públicas para proporcionar transformações sociais. “Elas melhoram a vida dos cidadãos e cidadãs e contribuem para o desenvolvimento social, econômico e sustentável”, concluiu.