Arte: Diretoria Executiva de Imprensa e Comunicação

Dentro das comemorações alusivas aos 212 anos de Emancipação Política de Limoeiro, um gesto de amor e de solidariedade também estão na programação. No próximo sábado (29), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), em parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro e o Governo do Estado, promoverá mais uma campanha de coleta de sangue para reabastecer o estoque do banco de sangue do hemocentro que apresenta situação de alerta.

A coleta acontecerá no Ginásio de Limoeiro (em frente ao Terminal Rodoviário), das 9h às 12h e das 13h às 15h. Para doar, é preciso apresentar documento original de identificação com foto (RH, CNH, passaporte, carteira de conselho e carteira de trabalho). “Estamos convidando a população para realizar seu gesto solidário, sua doação de amor e sua doação de sangue”, destaca a assistente social do Hemope e responsável pela divulgação da campanha, Lucineide França. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município participaram de uma capacitação sobre doação de sangue oferecida pelo Hemope na manhã do dia 17 de julho (segunda-feira), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

Lucineide também ressalta que, para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 60 anos de idade (homens e mulheres). Outros requisitos são: ter mais de 50 quilos; ter dormido bem na noite anterior; não estar em jejum, evitando comidas gordurosas. “Lembrando que cada doação se a gente não salva quatro vidas, a gente ajuda a prolongar a vida de quatro pacientes”, reforça. “O homem doa a cada três meses e a mulher doa a cada quatro meses”, completa a assistente social.

Algumas restrições são: estar com sintomas gripais; estar amamentando; ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; uso de drogas ilícitas, exceto maconha; ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses; ter apresentado hepatite após 11 anos de idade. Serão distribuídas 150 fichas para essa ação. Para saber mais informações sobre os requisitos e as restrições, entre em contato com o Disque Doação de Sangue: 0800 081 1535.