Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

O município de Limoeiro, nos dias 3 e 4 de março (sexta-feira e sábado, respectivamente), receberá mais uma campanha de captação de sangue da Fundação de Hemoterapia e Hematologia de Pernambuco (Hemope). Mantendo a parceria, a ação contará novamente com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A coleta acontecerá na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), nos horários das 9h às 12h e das 13h às 15h.

Na manhã desta sexta-feira (24), no auditório da Secretaria de Saúde de Limoeiro, a assistente social do Hemope, Lucineide França, esteve reunida com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município para alinhar as estratégias de divulgação da campanha e de conscientização da população sobre a importância do ato de salvar vidas através da doação de sangue. “Os Agentes Comunitários de Saúde são os grandes responsáveis pelos sucessos das campanhas de doação de sangue do Hemope, pois estão mais próximos à população e acolhem de forma afetuosa os usuários e usarias do nosso SUS”, destacou Lucineide, que foi recepcionada pela coordenadora da Rede de Atenção Básica de Limoeiro, Thaynara Fernanda.

A assistente social define a doação de sangue como um ato de amor. De acordo com o Hemope, serão realizados 300 atendimentos no total, com a distribuição de 150 fichas na sexta-feira (04/03) e de outras 150 fichas no sábado (05/03). “É importante estar bem alimentado, dormir bem nas 6 horas que antecedem a doação e não ingerir bebida alcoolica nas 12 horas que antecedem a doação”, mencionou.

Lucineide França explicou, ainda, que cada bolsa utilizada na doação suporta uma capacidade de 430 ml a 470 ml de sangue. O atendimento dura, em média, 15 minutos. “A bolsa de sangue passa por um processo de fracionamento, onde serão separados os hemocomponentes. Podem ser utilizadas para a doação as plaquetas, as hemácias, o plasma e o precipitado, que são produtos que existem dentro do nosso sangue. O paciente que aguarda a doação pode precisar de cada componente desse”, concluiu.

Uma das profissionais contempladas pela palestra, a Agente Comunitária de Saúde Lourdes Belarmino enalteceu a parceria da categoria com o Hemope nas campanhas de doações de sangue em Limoeiro. “É uma conscientização necessária, pois doar sangue salva vidas. Fazer parte do SUS é um grande desafio e me sinto feliz por isso”, afirmou a ACS.