Parceria. A palavra se encaixa bem na agenda administrativa cumprida pelo senador pernambucano Humberto Costa, na manhã da última terça-feira (19), no município de Limoeiro. Recepcionado pelo prefeito Orlando Jorge, o parlamentar anunciou, durante visita à Escola Municipal Cônego Deusdedith, no Distrito de Vila Urucuba (“Cedro”), a indicação de quatro emendas parlamentares que serão investidas na Rede Municipal de Ensino. Os recursos são oriundos do Governo Federal e totalizam R$ 1,6 milhão.

De acordo com a assessoria do senador, são R$ 350 mil destinados à manutenção da frota escolar de Limoeiro, R$ 150 mil direcionados à aquisição de materiais esportivos diversos, R$ 300 mil investidos na aquisição de equipamentos de Informática e Robótica Educacional para a Escola Municipal Salomão Ginsburg (Rua Doutor José Cordeiro, Zona Urbana), e R$ 800 mil para a reforma e cobertura da quadra poliesportiva da própria Escola Municipal Cônego Deusdedith, o que também beneficiará comunidades vizinhas.

A recepção musical para o anúncio dos recursos que vão ampliar a qualidade dos serviços educacionais ficou por conta da Banda Marcial da unidade de ensino anfitriã, uma das instituições contempladas pelo projeto Música na Terra Amada, que oferece aulas gratuitas em escolas públicas municipais de Limoeiro. A ação é garantida pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Esportes, de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A parceria entre os entes federativos é fundamental para garantir a prestação de serviços essenciais à população. “Para nós, é uma honra receber o senador da República. Esse momento é histórico e vai ser significativo para a vida de toda a juventude”, destacou o prefeito Orlando Jorge. Ao pontuar o recurso garantido por Humberto para a revitalização e a cobertura da quadra da escola de Vila Urucuba, o gestor ressaltou que a iniciativa garantirá a possibilidade de ações educativas num espaço coberto, dando mais qualidade.

Todos os benefícios já garantidos e os que foram divulgados são oriundos de emendas e de projetos elaborados pela equipe de gabinete do senador e conquistados junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e Ministérios. “É importante fazer a entrega de uma série de ações e obras que viabilizamos por intermédio tanto das emendas parlamentares quanto do trabalho que temos com os ministérios. Fiquei muito feliz de vir a Limoeiro e entregar alguns equipamentos”, disse Humberto.

O senador disse que o gesto reforça a parceria com Limoeiro. “Tenho certeza que, através dessa parceria, outros benefícios importantes vamos conseguir trazer”, completou. Novos pleitos foram apresentados ao parlamentar, a exemplo do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER). “Inclusive, essa proposta já foi apresentada ao Ministério da Saúde e, aqui, assumi o compromisso de trabalhar para que esses recursos sejam liberados”, adiantou. O projeto visa R$ 5,7 milhões para a construção das instalações e R$ 170 mil mensais para custeio.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Dando tom regional à agenda em Limoeiro, Humberto Costa e Orlando Jorge receberam, no Distrito de Gameleira, num primeiro momento, para o café da manhã, quatro prefeitos da região: Zé Martins (João Alfredo), João de Janjão (Bom Jardim), Ana Célia (Surubim) e Severino Silvestre (Passira). Vereadores, secretários municipais, presidentes de associações comunitárias e institutos, diretores de escolas e pessoas contempladas pelos cursos profissionalizantes também acompanharam a visita.

Em Limoeiro, Humberto ainda participou da inauguração de um poço artesiano com sistema de bombeamento através de energia solar. O equipamento foi perfurado para ampliar o abastecimento das famílias do povoado de Gameleira e veio através de uma articulação com o Instituto São Severino, sediado em Gameleira. Ainda na comunidade, visitou o Instituto São Severino, onde oficializou a entrega de um trator com grade aradora, além de máquinas de costura e equipamentos de panificação, os quais serão utilizados em cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente para população.

Dando sequência à agenda, o senador conheceu as instalações do Instituto Nossa Senhora da Paz, na Vila da Paz. Lá, também realizou a entrega oficial de máquinas de costura e equipamentos de panificação para a mesma finalidade. A outra passagem dele aconteceu pelo Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), no Bairro José Fernandes Salsa. Na ocasião, Costa acompanhou a entrega de máquinas de costura destinadas à profissionalização gratuita das mulheres limoeirenses, por meio da grade de cursos da entidade.