Foto: Divulgação/COSEMS-PE

A Prefeitura de Limoeiro ergue com muita satisfação e com muito orgulho a bandeira de valorização e da potencialização do Sistema Único de Saúde (SUS). Dos dias 11 a 13 de abril, o município participou do XIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco. Realizado no Hotel Fazenda Portal de Gravatá, na cidade de Gravatá, no Agreste pernambucano, o evento abordou o tema: “35 anos de SUS: Perspectivas para continuar avançando”.

Na ocasião, Limoeiro foi contemplado com um merecido reconhecimento ao seu protagonismo na missão de fortalecer o SUS. O prefeito Orlando Jorge, que já comandou a 2ª Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (II GERES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE), foi homenageado no evento pelo presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Willames Freire. Também estiveram presentes no evento o presidente do COSEMS/PE, Artur Amorim, a assessora técnica do CONASEMS, Marizélia Leão, o assessor técnico do COSEMS/PE, Paulo Dantas, e a Secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

“As gestões à frente da II GERES e do COSEMS foram períodos de muita luta, mas também de muitas realizações para a minha militância em favor do nosso SUS. E podem ter certeza de que a militância continua. Em nossa querida Limoeiro, vamos continuar ‘pegados no serviço’ em todas as áreas, incluindo a Saúde Pública, tema prioritário para o nosso povo”, destacou Orlando Jorge, secretário de Saúde de Limoeiro no período de 2009 a 2016 e prefeito de Limoeiro desde 2021.

Além da solenidade de abertura, a programação do congresso contou com a 5ª Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS, onde foram apresentados 37 trabalhos acadêmicos, dos quais dois foram originários de servidores públicos municipais de Limoeiro. “Projeto ViSa atuante nos territórios: minimização dos riscos sanitários dos comerciantes informais” teve a autoria conjunta de Gyna Karine Aniceto, Maria Izabel Queiroz, Laura Maria Vieira, Adrielle Nunes, Genilson Lopes e Jacielly Leocádio. Por sua vez, “Metodologia PDCA como planejamento para diminuição da mortalidade infantil no município de Limoeiro” foi produzido por Emmanuela Kethully, Thaynara Fernanda, Rinaldja Cabral, Daniela Nemésio, Gustavo Falcão e Paloma Sonally (secretária municipal de Saúde de Limoeiro). Extremamente qualificada para atuar no SUS em Limoeiro, a equipe representou a “Princesa do Capibaribe” no evento, juntamente com o prefeito Orlando Jorge.

O trabalho sobre a atuação da Vigilância Sanitária no comércio informal de Limoeiro, foi selecionado para o Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontecerá no Centro de Convenções de Goiânia, em Goiânia/GO, de 16 a 19 de julho. Portanto, Limoeiro estará representado em um evento de âmbito nacional.