Na manhã desta segunda-feira (14), o município de Limoeiro reforçou o seu protagonismo na região ao receber a Caravana da Saúde Bucal do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE). Direcionada a cirurgiões-dentistas, auxiliares de Saúde Bucal e técnicos em Saúde Bucal, a iniciativa está promovendo uma jornada de capacitações no Estado, visando desenvolver ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população e oferecer experiências exitosas aos profissionais da área, bem como aos estudantes que buscam experiência profissional. A secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, e o coordenador de Saúde Bucal de Limoeiro, João Marcelo, participaram da abertura do evento, que integrou os municípios da II Gerência Regional de Saúde (II GERES).

Realizada no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), a programação incluiu palestras com os temas “Acolhimento ao Paciente”, “Ética e Fiscalização”, “Simplificando restaurações em dentes anteriores e posteriores” e “Piso Salarial + Insalubridade”, ministradas, respectivamente, pelos cirurgiões-dentistas Júnior Aguiar, João Godoy e André Parente e pela procuradora jurídica do CRO-PE, Maristela Dantas. Na ocasião, os profissionais e estudantes puderam trocar experiências e tirar dúvidas. Em virtude do caráter regional do evento, mais de 20 municípios participaram da Caravana da Saúde Bucal, com aproximadamente 160 profissionais envolvidos. “Estamos muito felizes porque a Odontologia está buscando inovar. Nossa Caravana passou pelo Sertão, está passando pelo Agreste e vai chegar à Zona da Mata e à Região Metropolitana do Recife”, comemorou o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos.

Entre os participantes da ação itinerante do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco estiveram a auxiliar de Saúde Bucal, Marinalva Maria, e a estudante universitária da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP), Geovanna Borba. Elas afirmaram que os momentos foram enriquecedores e lhes trouxeram muitos aprendizados. “É um prazer estar participando dessa caravana, que busca melhorias para a nossa profissão. Somos profissionais importantes para a saúde da população”, destacou Marinalva. “Estou participando a convite de um dos conselheiros do CRO, que é meu professor na faculdade. E é muito satisfatório ver um evento como este trazendo palestras e conhecimento para a nossa classe, aqui em Limoeiro”, concluiu Geovanna.

A coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas Irmã Marta (CEO Limoeiro), Jéssica Gomes, também prestigiou o evento. “O Conselho Regional de Odontologia apoia os profissionais em todos os sentidos, desde a fiscalização até o cumprimento de um futuro piso salarial. E a integração entre os municípios da II GERES é significativa, o que se reflete também no nosso trabalho no CEO, que, mesmo sendo municipal, também recebe pacientes de várias cidades da região, a exemplo de Passira e Cumaru”, pontuou.