Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

O município de Limoeiro sediou mais um Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis. Reunidos no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta terça-feira (25), prefeitos, secretários e técnicos das 31 prefeituras municipais que integram a Rede debateram sobre diversas temáticas ligadas ao setor, com ênfase na saúde preventiva, passando ainda pela troca de experiências e pelo compartilhamento de experiências exitosas. Limoeiro foi um dos primeiros municípios pernambucanos a aderir a esse movimento integrado.

Além dos governos municipais, a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis também conta com a participação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social. O objetivo da parceria entre o poder público e a unidade educacional é fortalecer o movimento de municípios saudáveis para a melhoria da qualidade de vida das populações, proporcionando ações que contemplem todas as faixas etárias e todas as classes sociais, priorizando a parcela mais vulnerável da população.

“Quando a gente fala de município saudável, a gente quer dizer que todos os campos da vida podem estar favorecendo a saúde da pessoa. Município saudável não é apenas a questão física, mas, sim, todos os componentes que geram bem-estar, a exemplo do sistema de transporte, de moradia, de lazer e de trabalho. Então, quando o município se organiza, trabalhando intersetorialmente, todos os campos influenciam na qualidade de vida”, destacou a palestrante Rosane Sales, que representou a UFRPE no evento.

Prefeito anfitrião do encontro, o odontólogo Orlando Jorge citou a implantação das Academias da Saúde em Limoeiro, iniciativa que começou quando ele esteve como secretário da pasta, como uma experiência exitosa para todo o Estado. “Estamos nos territórios, não só trabalhando a questão do tratamento das doenças, mas, sobretudo, desenvolvendo atividades saudáveis para a nossa gente. Praticar esportes e higiene corporal são princípios e primórdios dessa Rede”, lembrou o prefeito de Limoeiro.

Considerado um desafio na sociedade brasileira, a destinação correta dos resíduos sólidos também foi pauta de Orlando, que atuou para o encerramento do antigo lixão de Limoeiro, além da implantação de um projeto, em parceria com os catadores, para a separação correta do lixo e o reaproveitamento dos recicláveis, reforçando a importância da participação de Limoeiro na Rede. “Temos uma gama de iniciativas que são fundamentais para desenvolver uma cidade saudável”, comentou, trazendo como exemplo o Programa Idosos em Movimento (PIM).

A prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, esteve no encontro em Limoeiro. A gestora comemorou a conexão existente entre os municípios participantes da Rede. “A Rede faz uma conexão com um ajudando o outro. Um município pode trazer sua experiência exitosa, pode trazer a parceria. A Universidade Federal Rural de Pernambuco é uma grande parceira. E Lagoa do Carro não poderia ficar de fora”, comentou Judite, que também lembrou a desativação do lixão da Terra do Tapete como marco para dias melhores.

Representando Cumaru, o secretário de Saúde do município, Antônio Cláudio, citou inovação como palavra-chave para o avanço nas ações de melhoria dos serviços ofertados aos munícipes. “Estamos inovando em nossas ações. Desenvolvemos o projeto Saúde da Escola e estamos dando apoio aos profissionais de saúde na questão de conhecimento e de temas abordados. Nossa intenção é empoderar essas ações e essas atividades, buscando um município sustentável ecologicamente num ambiente de vivência e sobrevivência”, afirmou Cláudio.