Com o apoio da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realizou mais uma ação de coleta de sangue em Limoeiro. Nesse sábado (29), nos períodos da manhã e da tarde, centenas de homens e mulheres atenderam ao chamado, fizeram as doações em prol da vida e mantiveram o histórico positivo que o município apresenta nas campanhas locais.

De acordo com a assistente social do Hemope, Jennifer Sibalde, Limoeiro sempre responde à campanha de forma positiva. Ela explicou que, de acordo com a logística disponibilizada pelo hemocentro, foram disponibilizadas 150 fichas para o município, todas atendidas. “É uma cidade que nos acolhe tão bem. Temos um histórico muito bonito quando se trata de doação de sangue”, destacou a assistente, ao revelar que, dentro das possibilidades, o quantitativo de dias de coleta pode aumentar nas futuras ações.

O vice-prefeito de Limoeiro, José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”), acompanhou a campanha do Hemope na cidade. Mas ele não apenas representou a gestão municipal: foi à fila de doação e garantiu o reforço para o banco de sangue do Estado. “Doar sangue é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Tenho muito orgulho de fazer parte desse movimento. Doe sangue você também”, comentou o vice-prefeito. Uma doação pode salvar ou prolongar até quatro vidas.

A secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonaly, enalteceu mais uma parceria de sucesso entre a Prefeitura e o Hemope. Este ano, foi a segunda vez que a ação de coleta de sangue esteve na cidade. “Sabemos das dificuldades dos hemocentros em todo o país com relação aos baixos estoques de sangue. E essa doação só é possível graças à solidariedade da população”, pontuou Paloma. Para o sucesso das campanhas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm importante atuação na divulgação e na orientação aos doadores.