Com padrão de excelência na infraestrutura predial, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a inauguração das novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Azevedo Lins, popularmente conhecida como “UBS Santa Terezinha”. Responsável pelo atendimento dos moradores do Bairros José Fernandes Salsa, Cidade Alta e Santa Terezinha, do Loteamento Sinhazinha e da Vila Seráfico Ricardo, a nova unidade oferece o que há de mais moderno em equipamentos e acessibilidade em todos os setores.

Para a secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally, a UBS Francisco Azevedo se torna referência para o território estadual. “Acredito que agora somos modelo para o Estado de Pernambuco. Nesse padrão, acho difícil encontrarmos”, ressaltou a secretária. Ela também detalhou que o investimento começou no primeiro ano da atual gestão (2021), com o desejo da entrega de um espaço amplo, moderno e adequado às muitas famílias cadastradas na área de cobertura dessa unidade.

“Adquirimos esse imóvel. É um investimento do Fundo Municipal de Saúde. Uma casa própria da Prefeitura que passou por adaptação de acordo com a ambiência do Ministério da Saúde, ou até melhor. Em relação à Sala de Vacinação, acredito que nem a rede privada possui um equipamento como esse que entregamos ao Bairro Santa Terezinha e adjacências. É uma conquista muito grande para o Sistema Único de Saúde”, disse Sonally, ao reforçar o zelo dado aos recursos públicos.

Além de todos os serviços ofertados pela Atenção Básica, por meio do Programa Saúde da Família, a UBS Francisco Azevedo Lins possui dois consultórios odontológicos, com atendimentos diurno e noturno. Além disso, a unidade também passou a contar com uma ambulância zero quilômetro para transporte dos pacientes. O veículo foi um dos onze adquiridos pela atual gestão municipal para os serviços da Saúde. “Isso é a prova de que é possível fazer um SUS de qualidade”, pontuou Paloma.

Durante a inauguração, o prefeito Orlando Jorge relembrou que uma nova UBS para o setor Santa Terezinha estava no planejamento do Governo Municipal para o biênio 2016-2017 – período em que atuava como secretário de Saúde de Limoeiro. O processo chegou a ser iniciado, mas, em decorrência da mudança de governo e da “descontinuidade administrativa”, não foi possível. Inclusive, o valor destinado pelo Ministério da Saúde até então precisou ser devolvido aos cofres federais.

“Devolvemos o recurso porque passou muito tempo sem fazer o dever de casa, para o povo entender, sem alimentar o sistema de informações do Ministério da Saúde no que concerne a obras e partimos para uma nova estratégia. E o novo planejamento é esse equipamento que entregamos com muita satisfação e alegria. Eu diria que é um modelo a ser seguido”, comemorou Orlando. “E a gente vai fazer outro no Loteamento Lagoa Azul nesses moldes de padrão, de conforto e organização”, completou.

Mas o gestor não solicitou qualidade apenas na parte estrutural da UBS. Ele enfatizou a importância do atendimento humanizado, buscando sempre a qualidade nos serviços prestados, o que reflete no bem-estar das famílias. “Quero dizer que, com a dedicação da equipe, as pessoas que aqui vão trabalhar, nossos colegas militantes do SUS, vão oferecer um serviço de mais humanização e mais carinho. Eles vão estar trabalhando com mais conforto”, comentou Jorge.

Com recursos próprios exclusivos, o investimento total girou em torno de R$ 1 milhão. Militante declarado do SUS, o prefeito, que é odontólogo de formação e carreira profissional, voltou a defender uma saúde pública de qualidade em todos os setores. “Um SUS de qualidade é assim, um SUS para todos. Não um SUS empobrecido, mas, sobretudo, um SUS que possa valorizar as pessoas, o cidadão e a cidadã que pagam seus impostos. Entregamos uma UBS no padrão classe ouro para o povo de Limoeiro”, finalizou Orlando.