Visando melhorias na mobilidade e mais segurança para a população, o contínuo trabalho de recuperação e conservação das estradas vicinais tem garantido dias melhores para quem trafega pela Zona Rural de Limoeiro. Desde o início da gestão, a Prefeitura de Limoeiro tem levado ações de piçarramento para as comunidades rurais. De acordo com dados contabilizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, aproximadamente 90% das estradas foram conservadas durante o ano de 2022.

As vias onde não foi possível realizar os serviços no ano passado estão recebendo os cuidados nos primeiros meses deste ano. Há localidades que ficam distantes 30 quilômetros do local de extração do piçarro, o que retarda a execução da melhoria. “Encontramos, principalmente no começo de 2022, uma situação muito grave. A distância é cada dia maior para podermos trafegar com os caminhões e chegar aos locais. Mesmo assim, a gente consegue fazer esse trabalho”, detalha o coordenador de Conservação e Manutenção de Vias não Pavimentadas de Limoeiro, Madson Araújo.

Comunidades como Pindoba, Macapá, Pirauá e Mangação são algumas que estão sendo contempladas dentro do planejamento de 2023. “A gente vai trabalhando e as pessoas vão tendo o direito de trafegar nas suas estradas para poder fazer sua escoação de produção, para chegar melhor à cidade, às escolas e aos trabalhos”, destaca o coordenador. “A gente trabalha com um cronograma, estrada por estrada. Com certeza, a gente vai fazer toda a conservação, principalmente das áreas que precisam ser refeitas para o período da chuva”, completa.

Agricultora do Sítio Sapé, Dona Neta relembra os momentos de dificuldades, mas comemora as melhorias realizadas pela Prefeitura de Limoeiro. “Está muito bom. Estão passando a máquina e o piçarro, e a estrada está ficando muito boa. Estava ruim, mas agora está bom, graças a Deus”, disse a trabalhadora do campo. Motorista de transporte alternativo, Marcos viveu dias difíceis, mas que ficaram no passado. “Antes, estava péssimo. Mas a Prefeitura veio fazer a manutenção, piçarrando as estradas, e ficou bom demais”, afirma o condutor.

Além de prejuízos com rotineiras revisões e consertos dos veículos, a prestação de socorro era uma das maiores preocupações dos moradores das regiões mais distantes da sede. “Pelos gastos que a gente tem com carro, com peça que quebra, é um prazer ter estrada em boas condições. Para socorrer um doente à noite, era muito ruim. A gente precisava ficar parando nos buracos, mas agora não. Você pega um carro e, com ‘dois minutos’, está em Limoeiro. Facilitou muito a vida da gente”, afirma o agricultor Genivan Cavalcanti, residente no Sítio Mangação.

Os trabalhos de piçarramento das estradas rurais já criam boas expectativas para o período mais chuvoso, que tradicionalmente começa no mês de março na Região do Agreste Setentrional. “Quando é piçarrado no tempo do inverno, é muito buraco e muita lama. E agora, com esse piçarro, eu creio que, no tempo da chuva, vai ser muito bom para as pessoas que precisam”, disse a agricultora Cristiane Cavalcanti, que mora no Sítio Mangação.