Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoveu uma série de reuniões, nessa terça-feira (31), no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), com os estudantes que utilizam o transporte universitário gratuito ofertado pela gestão municipal. Foram cinco encontros: dois pela manhã, dois à tarde e um no período da noite. Estiveram na pauta a entrega das Carteiras do Transporte Universitário (CTU) e a apresentação do Decreto Municipal n° 104, de 20 de janeiro de 2023, que regulamenta o serviço.

A Prefeitura de Limoeiro garante, diariamente e nos três turnos, ônibus para faculdades e universidades sediadas em Recife, Carpina, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão. Para evitar o mau uso dos transportes, a Secretaria analisou fatos ocorridos no ano anterior e decretou medidas que visam o correto uso coletivo. “Situações que dão conta do mau uso do transporte universitário por alguns estudantes que, de certa forma, não estavam dentro daquele convívio coletivo, respeitando os demais colegas”, explicou o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo.

O professor adiantou que a perspectiva é disciplinar o ambiente dos ônibus, para que sejam garantidos conforto, segurança e tranquilidade aos estudantes contemplados com o transporte universitário. “Com isso, estamos evitando situações, tais como pessoas que não eram universitários, mas que estavam utilizando o transporte para ir ao Recife resolver problemas pessoais ou para cumprir seu horário de trabalho e, ainda, pessoas que eram de outras cidades, vinham para Limoeiro e aqui pegavam o transporte universitário”, listou Fernando.

Som alto dentro dos veículos e pessoas com sinais de embriaguez também foram situações denunciadas à Secretaria de Educação e Esportes para análises e providências. “São situações que precisavam de uma organização, na linguagem comum, ‘um freio de arrumação’. Nesse sentido, estamos fazendo o recadastramento dos alunos antigos, fazendo o cadastro dos novatos, e, dentro daquilo que o decreto diz, a gente está avaliando e habilitando os estudantes que se enquadram nesses itens que traz o decreto”, ressaltou Fernando.

A proposta principal dessa ação adotada pela gestão municipal no retorno das aulas do ensino de nível superior é garantir o transporte a quem efetivamente deve utilizar e limitar as situações que não estão previstas no decreto. Caso existam situações que não estejam dentro das diretrizes definidas pela equipe técnica da secretaria, elas serão analisadas por uma comissão para os devidos encaminhamentos e resoluções. Qualquer dúvida, o aluno deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, no Setor de Transportes, que atende das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O prefeito Orlando Jorge participou dos encontros e reafirmou o compromisso do município em garantir um transporte universitário com qualidade e segurança. “Esse transporte passa a ser disciplinado e organizado. Não dá para fazer transporte para universitários de outras cidades. Limoeiro não consegue. Não dá para um aluno se achar melhor do que o outro e ocupar duas poltronas. Não dá para o aluno ir à faculdade e voltar embriagado. Tem que ter disciplina e respeito. Hora de estudar é hora de estudar”, alertou o gestor municipal.

No diálogo com os estudantes, o prefeito ressaltou que 50% da frota é de ônibus rodoviários, com ar-condicionado. Os demais pertencem à rede escolar. Ele também explicou que não existe obrigatoriedade da Prefeitura de Limoeiro com o transporte universitário, pois não existe lei que estabeleça o serviço, como ocorre na Educação Básica. Porém, entendendo a necessidade e a situação de centenas de estudantes, o governo municipal tem se esforçado para garantir gratuitamente que todos possam ir e voltar aos locais de estudo.

“Se a qualquer momento a Prefeitura tiver dificuldade, pode suspender o serviço. Não vamos fazer isso, mas limitamos. Não teremos ampliação de frota. Tudo tem limite. Nós precisamos ter organização, e foi isso que fiz questão de dizer aos alunos: ‘Olha, não dá para bagunçar o transporte universitário’. Se continuasse do jeito que estava, a gente não iria suportar. Tínhamos 1.258 alunos com carteirinha. Já eliminamos 73 que eram de outras cidades. Tem uma série de exigências que são importantes para o bem-estar dos alunos”, pontuou Orlando.

O aluno João Vitor aprovou as medidas estabelecidas pela Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro para o transporte universitário. “Foi direto e objetivo. E tem que ser assim, com ordem e decência. Tem que ter respeito e organização para que ocorra tudo certo”, analisou o universitário, que viajará para Vitória de Santo Antão. Já a aluna Solange vai para Carpina, também defende a disciplina e reconhece a importância do serviço. “É importante ter o transporte público, porque muitas vezes não temos condições de pagar”, detalhou.