Foto: Secretaria Municipal de Indústria e Comércio

A Prefeitura segue se mobilizando para aquecer a economia de Limoeiro. O governo municipal, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, apresentou à Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura o projeto Tilápias do Vale do Capibaribe. A reunião aconteceu na sede da entidade, no Recife, na tarde de quinta-feira (13).

O encontro contou com as participações do superintendente federal de Pesca e Aquicultura, Fábio Barros, do diretor executivo de Indústria e Comércio de Limoeiro, Diego Feghalli, do gerente de Indústria e Comércio de Limoeiro, Branco Dias, do assessor técnico Ewerton Barros e do jornalista Marcus Vinícius Albuquerque. Também houve representação do Poder Legislativo Municipal, por parte do vereador José Nilton Cavalcante.

“Durante a apresentação, tivemos a oportunidade de conhecer com mais detalhes o potencial da região e os detalhes de um projeto de estruturação de uma nova cadeia produtiva para o fortalecimento da economia de Limoeiro”, afirmou o anfitrião da reunião, o superintendente Fábio Barros, ao divulgar a pauta em suas redes sociais.

O diretor de Indústria e Comércio de Limoeiro se mostrou bastante satisfeito com o encontro e deu maiores detalhes sobre a proposta apresentada à instância federal. “Nosso projeto apresenta características de inovação pertinentes ao cenário de expectativas de fomento à produtividade, pois, ao adotar o sistema de recirculação das águas, o projeto prioriza a modernização dos meios de produção e gestão da produção, a redução dos impactos ambientais e a construção de cadeias produtivas em regiões com baixa capacidade hídrica”, explicou Diego Feghalli.

Foto: Secretaria Municipal de Indústria e Comércio

Ainda de acordo com o diretor, a formulação do projeto levou em consideração soluções capazes de serem aplicadas em regiões que não têm acesso a rios, mas, através da perfuração de poços artesianos, podem suprir a demanda de água do sistema. “O projeto poderá ter a sua capacidade produtiva ampliada ou reduzida de acordo com a realidade tecnológica e financeira da região. Além disso, buscamos desenvolver a região do Agreste Setentrional com a implantação de um sistema de cultura que gerará uma série de novos negócios ligados à cadeia produtiva”, afirmou.

Também faz parte dos planos do município de Limoeiro a instalação de um Centro de Tecnologia e Capacitação em Aquicultura, com administração municipal e recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura. “Como consequência, haveria a instalação de unidades produtivas em varias regiões do município”, estimou o diretor executivo de Indústria e Comércio.

O estudo foi feito para alavancar a indústria e o comércio de Limoeiro, reforçando o seu status de polo econômico da região, e gerar mais oportunidades de emprego e renda para as famílias da Zona Rural da “Princesa do Capibaribe”. “A geração de emprego e renda para o homem do campo é o principal impacto social esperado por esse projeto. Para garantir o sucesso da nossa ideia, pretendemos contar com parceiros estratégicos como Ministério da Pesca, Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, SEBRAE, UFPE, Instituto Octaviano e Inácia Duarte e Instituto do Padre Luís Cecchin”, concluiu.