Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

“Limoeiro melhora e avança”. Fazendo jus ao slogan da gestão municipal, a Prefeitura de Limoeiro assinou, na tarde dessa terça-feira (12), duas importantes ordens de serviço para o avanço socioesportivo e educacional do município. A primeira foi referente à construção do Ginásio Poliesportivo Regional Heronides Barbosa do Rêgo, no Loteamento Portal Limoeiro. Já a segunda ordem foi para a construção de uma escola no padrão estabelecido pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação (FNDE/MEC), no Loteamento Santa Terezinha.

O ginásio, que terá o papel de regionalizar a prática esportiva em diversas modalidades, contará com quadra de dimensões e marcações oficiais, vestiários, sala administrativa, arquibancadas laterais e estacionamento. Já a unidade escolar terá 13 salas e cumprirá a missão de atender aos alunos que residem numa área da cidade em contínua expansão habitacional, com a ampliação de vagas na Rede Municipal de Ensino. Além disso, a escola terá uma quadra de esportes coberta, sendo, inclusive, a primeira do município com esse tipo de equipamento.

“Limoeiro é uma cidade polo regional. Temos algumas quadras, mas não temos um ginásio poliesportivo. E agora temos a oportunidade de realizar o sonho da juventude e dos estudantes. Quero dizer que estou muito honrado de estar aqui, sabendo o que estou fazendo. Com pés no chão e muita responsabilidade pública, vamos, se Deus quiser, edificar essa obra importante numa perspectiva de um ano e meio a dois anos. Não pode iniciar e parar, como no passado. Abandonar e as coisas não acontecerem. A palavra é continuidade administrativa”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

O gestor ressaltou que os recursos para a execução das duas obras são oriundos de emendas parlamentares indicadas pelo então deputado federal Ricardo Teobaldo. “Findando o seu mandato, em 2022, Ricardo garantiu uma emenda para que a gente pudesse contemplar Limoeiro com uma escola padrão FNDE/MEC. Tenho certeza que essa será a maior escola da Rede Pública Municipal, totalmente equipada e com uma quadra coberta”, ressaltou Orlando. Os recursos para o ginásio foram garantidos desde 2016, ainda no primeiro mandato do ex-parlamentar, quando ele esteve como relator do Orçamento Geral da União.

Prefeito de Limoeiro por duas vezes e conhecendo a realidade do município, Ricardo Teobaldo entendeu, no planejamento de indicação de emendas parlamentares, durante os dois mandatos, a necessidade de a cidade possuir um ginásio poliesportivo e uma escola nos padrões do MEC. Durante oito anos de Parlamento, foram aproximadamente R$ 40 milhões destinados para diversas áreas de Limoeiro, podendo citar ainda a construção da creche do Bairro São Jorge, da “Ponte do Comércio” e da revitalização do Mirante do Redentor, cuja ordem de serviço será assinada em breve, além de dezenas de ruas calçadas.

“Escolhemos a área e depois colocamos o recurso. Esse dinheiro ficou esse tempo sem ter ninguém que tivesse a capacidade para aprovar o projeto. O prefeito Orlando Jorge e a sua equipe conseguiram e estão iniciando uma obra fundamental para Limoeiro. Acredito ser o maior ginásio de esportes do interior pernambucano”, ressaltou Ricardo. “Para a escola, colocamos dez milhões de reais. Terá treze salas, quadra, biblioteca e laboratório. Limoeiro sempre foi um polo educacional, e isso fortalece ainda mais”, enfatizou Teobaldo, ao externar a felicidade em ver os recursos sendo transformados em melhorias para os limoeirenses.

Vice-prefeito de Limoeiro e filho do homenageado que dará nome ao Ginásio Poliesportivo Regional Heronides Barbosa do Rêgo, José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”) disse que é mais um sonho se transformando em realidade. “É com muita alegria que assinamos a ordem de serviço desse grande empreendimento para o esporte de Limoeiro. Um sonho antigo da cidade que começa a acontecer”, comemorou. “Se meu pai fosse vivo, estaria com oitenta anos. Era um empresário e um incentivador do esporte que gostava de Limoeiro. A gente eterniza o nome dele”, completou José.

Para o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, a execução das duas obras colaboram para o avanço da cidade nas respectivas áreas. “A gente fica muito feliz em trazer essas importantes obras no campo dos esportes e da educação”, mencionou. “É um momento histórico para Limoeiro. Muita alegria e satisfação para que a gente possa cada vez mais e melhor servir à população”, completou o secretário. Fernando ainda enfatizou que a obra do ginásio “não é mais promessa”, mas sim realidade, numa referência à estrutura inicial da obra executada nas últimas semanas.

Marcelo Costa, o popular “Nego Fia”, foi atleta da Seleção de Limoeiro de Futsal na década de 1980 e conquistou dois títulos da Copa do Interior, em 1985 e 1988. Ele esteve na assinatura da Ordem de Serviço do Ginásio Poliesportivo e vibrou com o início da obra. “Isso é um grande sonho dos desportistas de Limoeiro. Acredito que aqui estou representando meus colegas do Futsal”, comentou Costa. “Para aqueles (atletas) que estão começando agora, isso será um ‘Maracanã’. Em nossa época, só tinha a quadra do Colombo. Hoje tem essa estrutura para ser uma das melhores quadras do interior do Estado”, finalizou.