Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

Dando mais um importante passo no cuidado com a terceira idade, a Prefeitura de Limoeiro esteve presente na cerimônia de implantação do Projeto Envelhecer Bem, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (5), na sede do Projeto Caridade, localizada no Bairro José Fernandes Salsa. A iniciativa é fruto da formalização do Termo de Colaboração entre o Governo Municipal e o Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), firmado em maio deste ano, por meio do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso de Limoeiro. O projeto também conta com as parcerias da empresa DUAL e do Instituto Octaviano e Inácia Duarte (IOID)

O Projeto Envelhecer Bem contemplará idosos limoeirenses em situação de vulnerabilidade e ociosidade com atividades de lazer, recreativas e nutricionais no IPLC. As ações serão realizadas em frequência semanal. “É gratidão a Deus por estarmos iniciando o Projeto Envelhecer Bem, cuidando da pessoa idosa. Esse projeto faz parte do Instituto Padre Luís Cecchin e está dentro do Projeto Caridade, contemplando 25 idosos. Ele vem valorizar a pessoa idosa e resgatar seus valores e experiências de vida, oportunizando atividades para possibilitar melhorias na sua qualidade de vida”, destacou Márcia Silva, coordenadora da iniciativa.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com a coordenadora, todas as atividades vão buscar garantir o envelhecimento saudável do corpo e da mente. Para isso, o projeto conta com a participação de cinco profissionais colaboradores e dois voluntários. “Hoje, em Limoeiro, foi plantada uma semente”, ressaltou Márcia, ao relembrar que esse atendimento à pessoa idosa também era um desejo de Padre Luís Cecchin, fundador do Centro de Formação de Menores, atual IPLC, que presta serviços à sociedade limoeirense há mais de 50 anos. “Esse era o sonho do Padre Luís: dar início com as crianças e chegar à terceira idade. Hoje, estamos realizando esse sonho dele”, reforçou a coordenadora.

Representando a Prefeitura de Limoeiro no evento, a diretora executiva da Mulher e presidenta do Conselho Municipal do Idoso, Denise Ramos, sublinhou que a gestão municipal segue priorizando o cuidado da população, iniciativa que foca todas as faixas etárias. Ela ainda enfatizou que o Projeto Envelhecer Bem é o primeiro aprovado após a retomada, este ano, dos trabalhos do Conselho. “É um momento muito importante, pois esse projeto vai impactar muitas vidas para o envelhecer bem da pessoa idosa”, comentou. Denise também detalhou que os recursos financeiros para execução das atividades já foram repassados pelo Conselho do Idoso ao Projeto Caridade. “Agora, vamos acompanhar e fiscalizar para que tudo ocorra dentro da legalidade”, pontuou a presidenta.