No trânsito, a prioridade sempre deve ser a vida. Com esse pensamento, a Prefeitura de Municipal de Limoeiro, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e a Caravana do Palhaço Xililique realizaram uma Blitz Educativa na manhã desta terça-feira (5), na Praça da Bandeira, um dos principais pontos de trânsito – não apenas turístico – da cidade. A ação contou com abordagens da Turma do Fom-Fom e do Palhaço Xililique, que transmitiram dicas de segurança a pedestres e condutores. Também esteve presente o caminhão do Detran Itinerante, onde a entidade realizou prestações de serviços e plantão tira-dúvidas.

A articulação para a chegada dessa importante iniciativa ao município do Agreste Setentrional de Pernambuco foi feita pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. De acordo com o secretário da pasta, José Ricardo, o público prioritário foram os motociclistas, em razão do elevado índice de acidentes envolvendo esses condutores, conforme dados da II Gerência Regional de Saúde (II GERES). “O nome ‘Blitz Educativa’ fala por si. A intenção não é punir, mas educar, instruir, conscientizar. As instruções basicamente são: nunca abrir mão do capacete; utilizar capacetes com viseiras fechadas; fechar bem o capacete; respeitar os sinais de trânsito”, afirmou.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

A coordenadora de Educação para o Trânsito no Detran-PE, Jildene Melo, elogiou a parceria com o município de Limoeiro. “É uma parceria de muitos anos. Limoeiro é um grande aliado nosso na Educação para o Trânsito. Realizamos ações não apenas na rua, mas também nas escolas”, explicou.

O ator e arte-educador limoeirense George Pestana, que interpreta o Palhaço Xililique há 35 anos, esteve na Blitz Educativa juntamente com a Turma do Fom-Fom, equipe artística e pedagógica do Detran-PE que oferece atividades educativas e lúdicas sobre o trânsito. Foram realizadas abordagens com motociclistas e travessias com pedestres. “É uma grande alegria poder estar aqui e ter o Detran como parceiro. O trânsito é feito por pessoas, e a vida sempre deve vir em primeiro lugar”, declarou.

Pestana pontuou, ainda, que a Caravana do Palhaço Xililique vem realizando ações de Educação no Trânsito nas escolas das redes pública e privada do município durante todo o ano letivo, em parceria com o Governo Municipal. “Quero agradecer à Prefeitura por acreditar no nosso projeto. Quando a criança aprende sobre o trânsito na escola, ela repassa o conhecimento para os pais. Acreditamos no poder da educação”, concluiu.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro