Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Dentro do cronograma de etapas do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Limoeiro, conforme consta no edital publicado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro), foi promovido nos dias 11 e 12 de julho, no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), no Bairro José Fernandes Salsa, o Curso de Formação para o Conselho Tutelar. A ação recebeu o apoio da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O preparatório contou com a participação dos nove pré-candidatos habilitados na fase de análise documental. De acordo com o CMDCA, todos os participantes tiveram 100% (cem por cento) de frequência e de desempenho. Com isso, eles seguem para a próxima fase do processo: o exame de habilitação, agendado para o dia 30 de julho, das 9h às 13h, no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC). O Curso de Formação foi aplicado pela advogada Angélica Vila Nova, pela psicóloga Amélia Tavares e pela assistente social Rita Barros, ambas com ampla experiência na atuação com questões ligadas ao público infanto-juvenil.

De acordo com Angélica, participar com frequência máxima do Curso de Formação é obrigatório para que o candidato concorra à vaga de conselheiro tutelar. “É sempre um prazer participar desse processo
preparatório para a eleição do Conselho Tutelar, que é requisito da nossa Lei Municipal para eles concorrerem ao cargo eletivo de conselheiro tutelar. Fiquei muito feliz pela equipe que encontrei. Um pessoal muito dedicado, preparado e consciente do papel que vão assumir diante de uma atividade tão importante”, destacou a advogada.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Atuando na advocacia pública municipal desde 2008, o Conselho Tutelar de Limoeiro foi a primeira lotação da advogada Angélica Vila Nova como servidora efetiva da Prefeitura de Limoeiro, o que aumentou sua dedicação à causa da infância e da juventude. “A gente cria realmente um vínculo de amor. E o que eu enxerguei na capacitação foi um grupo de pré-candidatos muito entusiasmados em querer melhorar e prestar serviço de qualidade à população, em especial ao público infanto-juvenil”, ressaltou a capacitadora.

Durante os dois dias de preparação, ela teve a missão de orientar e explicar, de modo especial, aos que estão pela primeira vez no pleito, e revisar para os que vão tentar a reeleição, sobre o conteúdo do
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), do Conselho Estadual da Criança e da Juventude e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da abordagem de situações práticas.

Representando a gestão municipal, a secretária da pasta de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, também comemorou o resultado alcançado no Curso de Formação para o Conselho Tutelar. Ela
voltou a sublinhar a lisura e a transparência na dedicação ao processo. “Estamos buscando levar todo esse processo dentro da maior lisura e transparência possíveis, para evitar alguns transtornos e questionamentos mais à frente. Gostaria muito de agradecer a toda a equipe da Secretaria envolvida e ao Conselho Municipal”, pontuou Flávia.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Ao agradecer aos pré-candidatos pela efetiva participação nessa etapa preparatória, a secretária também reconheceu a dedicação e o empenho deles: “Gostaria de agradecer aos nove habilitados que foram pontuais e participaram com muita atenção e dedicação”. Eles agora seguem para os testes de conhecimento, que consiste na aplicação de provas objetiva e dissertativa, ambas valendo 10 pontos. No somatório das duas notas, o participante deverá alcançar média igual ou superior a 7 para tornar-se candidato e, assim, concorrer a uma das 5 vagas disponíveis.

Confira neste link a resolução que confirma os nomes (por ordem alfabética) dos nove habilitados para a próxima etapa. Neste outro link consta a resolução que confirma a alteração do dia do exame de habilitação do dia 23 de julho para o dia 30 de julho.

Matéria atualizada no dia 20 de julho, às 11h25.